Projeto Arapiuns aproxima estudantes do Santo Inácio (RJ) com comunidades ribeirinhas da Amazônia

Um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), teve a oportunidade de participar do projeto Arapiuns, uma imersão socioambiental na comunidade ribeirinha de Anã, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, no Pará. Em parceria com a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, os jovens tiveram uma programação que incluiu oficinas com os alunos da instituição, momentos de espiritualidade e reflexão e turismo local.

Na quinta-feira, 07/09, Independência do Brasil, eles participaram de um desfile cívico na região, que engloba também as comunidades de Vila Franca e Maripá, portando a bandeira do Colégio Santo Inácio. Ao longo dos últimos dias, eles ainda tiveram momentos de integração com os ribeirinhos, além de aulas sobre extração de tucupi, caldo extraído da mandioca-brava e utilizado em pratos tradicionais do Norte, e plantação de andiroba, cuja semente dá origem ao óleo que é usado na preparação de produtos medicinais e cosméticos, entre outras utilidades.

A vivência permitiu que eles conhecessem de perto os desafios enfrentados pelas comunidades locais, estimulando uma compreensão mais profunda das desigualdades sociais e dos impactos ambientais que ocorrem na região. A partir dessa experiência, eles são encorajados a refletirem sobre seu papel diante deste cenário.

Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)

Compartilhe esta informação: