Alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), utilizaram Inteligência Artificial para criar um dispositivo de Internet das Coisas que vai ajudar a construir um mapa de calor da escola. A ideia é que as informações sejam usadas para subsidiar decisões da diretoria do CSI relativas a ações de sustentabilidade. Ao todo, foram instaladas 25 unidades em diferentes pontos do colégio.
O dispositivo, de baixo custo, conta com dois elementos eletrônicos: um sensor de temperatura (DHT11), que mede temperatura e umidade, e uma placa microcontrolada ESP8266, que recebe os dados, conecta-se à internet sem fio e envia as informações para o software de análise de dados ThingSpeak.
Para criar a solução, os estudantes aprenderam como funciona a Inteligência Artificial. Ao fazerem as perguntas corretas para a plataforma Forefront, eles conseguiram criar o código de programação que automatiza a captura e o envio das informações do dispositivo de medição de calor. O próximo passo será a criação de um aplicativo que permitirá a visualização gráfica dos dados coletados por meio de dashboards. A atividade está sendo realizada na Oficina de STEM, ministrada pelo professor Charles Esteves Lima, engenheiro de telecomunicações e pós-graduado em mecatrônica.
Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)