Na quarta-feira, 18 de outubro, dez organizações e instituições sociais que acolhem os estudantes do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), nas Experiências de Fraternidade do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, vieram ao encontro da comunidade educativa a fim de apresentar o serviço que realizam em favor de pessoas em diversas situações de vulnerabilidade social.
Durante a 1ª Feira da Fraternidade, famílias, estudantes e colaboradores puderam conhecer essas instituições e se motivar a colaborar com o trabalho feito por elas, engajando-se como pessoas de boa vontade na posição de voluntários e/ou apoiadores financeiros. Para as famílias, especialmente, essa foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento das ações que os alunos já experimentam no cotidiano escolar.
As Experiências de Fraternidade constituem o currículo como parte das atividades da área Projeto de Vida, e visam formar os estudantes para a solidariedade e a justiça, por meio da convivência, da colaboração e do compromisso com pessoas e organizações sociais em contextos variados. As instituições que participaram da feira foram:
O amor agradece | Instagram: @oamoragrace
Organização dedicada a pessoas vulneráveis que conecta quem tem fome com quem quer cozinhar. Recebe doação de alimentos que são preparados em cozinhas comunitárias e doados a quem tem fome.
Abrace | Instagram: @associacaoabrace
Desde 1989, atua com adolescentes e adultos com deficiências, com foco na descoberta e no desenvolvimento de seu potencial de inserção ativa na sociedade.
Fundação Fé e Alegria | Instagram: @fealegriabr
(Obra social da Companhia de Jesus)
Possui 34 centros sociais e educativos em 14 estados brasileiros, e desenvolve projetos de Educação Popular junto a populações em situação de vulnerabilidade social. Na Feira, participaram as Unidades de Taipas, que oferece Educação Infantil a cerca de 150 crianças com idade entre zero e três anos, e a de Grajaú, que atende 150 crianças e adolescentes de seis a 15 anos de idade, no contraturno escolar. Também esteve presente o Escritório Nacional da Fundação.
Instituto Pró+Vida – Casa Divina Providência | Instagram: @ipvsscasadivinaprovidencia
Organização que atende idosos em estado de abandono e risco social, com a missão de acolher e garantir proteção integral.
Arsenal da Esperança | Instagram: @arsenal_da_esperanca
Fundada em São Paulo, em 1996, a convite de Dom Luciano Mendes de Almeida, a organização acolhe diariamente 1.200 homens “em situação de rua”, oferecendo a eles um lugar limpo e acolhedor para que possam descansar, tomar banho, se alimentar, frequentar cursos profissionalizantes e outras oportunidades para reconstruir a vida.
Instituto Fazendo História | Instagram: @institutofazendohistoria
O Instituto trabalha para ajudar a desenvolver crianças e adolescentes em serviços de acolhimento. Possibilita o apadrinhamento de crianças e apoia jovens em situação de acolhimento com mais de 18 anos na transição para a vida adulta.
Sefras | Instagram: @sefras
Organização humanitária plural, suprapartidária e de princípios franciscanos com mais de 20 anos de ação social em 16 territórios pelo país. Atua diariamente no combate à fome e às violações de direitos e pela inserção social da população vulnerável.
Instituto Meninos de São Judas Tadeu (IMSJT)| Instagram: @imsjtdigital
Instituto que tem como missão acolher, amparar e educar crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e de vulnerabilidade social, a fim de que alcancem o pleno exercício de sua cidadania e se despertem para a responsabilidade social e a solidariedade humana.
Coletivo Ponto Zero do Refúgio | Instagram: @pontozerodorefugio
Organização que trabalha com o apoio a pessoas em situação de migração forçada e refúgio, atuando para sua inclusão e acesso às oportunidades, lutando contra a xenofobia.
Centro Santa Fé | Instagram: @centrosantafeoficial
(Obra social da Companhia de Jesus)
A instituição atende adolescentes, por meio de atividades socioeducativas, no Distrito Anhanguera.
Fonte: Colégio São Luís