O professor de Inglês e Cidadania Global da Escola San Ignacio Alonso Ovalle, de Santiago (Chile), David Chamorro, promoveu um concurso de ortografia em inglês em colaboração com o Liceo Javier, da Guatemala. O sucesso da atividade levou à criação de um workshop e concurso de ortografia online, ao qual se juntaram outras escolas jesuítas, entre elas o Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ). Confira, abaixo, o depoimento de David:
“Em tempos em que estamos a apenas um clique de qualquer lugar do mundo, os projetos conjuntos entre escolas são cada vez mais difíceis. A pandemia funcionou como um portal de oportunidades para muitos professores ao redor do mundo. Infelizmente, este portal parece estar permanentemente fechado e as escolas voltaram a direcionar os seus esforços e olhar para dentro dos seus muros.
Desde que comecei a trabalhar no Colégio San Ignacio Alonso Ovalle, em Santiago (Chile), em 2012, tenho visto muitas oportunidades ao meu redor relacionadas à comunidade Inaciana Global. Convidei meus colegas a iniciar uma nova forma de promover a conexão com a língua inglesa por meio de uma atividade divertida, como um concurso de ortografia em inglês ao vivo com amigos de escolas jesuítas da cidade. Tudo normal… até a pandemia.
A pandemia desafiou tanto nosso departamento de inglês que idealizamos um concurso internacional online, “Spelling Bee”, com a nossa escola parceira Liceo Javier, da Guatemala, aproveitando o fato de que eles sempre estiveram conosco promovendo atividades juntos para sobreviver no nova modalidade online no primeiro ano da pandemia. A atividade foi um sucesso total! Professores de inglês do Chile e da Guatemala uniram-se, ajudaram-se mutuamente e encontraram apoio profissional e pessoal a milhares de quilômetros de distância um do outro.
Neste ano de 2023, tudo relacionado à vida escolar voltou definitivamente ao normal. Mas os laços entre escolas e professores são difíceis de quebrar. Crianças de ambos os lados das Américas pediram para continuar com este workshop e concurso online, porque, sem dúvida, as crianças e os professores gostam da ideia de pertencer a uma entidade maior, como o mundo escolar jesuíta. Outros parceiros aderiram, como o Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (Brasil), o Colégio San Luis, de Antofagasta (Chile), e o Colégio San Mateo, de Osorno (Chile). Um grande sucesso foi a preparação e a emoção da competição final ao vivo, durante o mês de agosto, com 70 crianças, divididas em três grupos, dependendo do nível, durante 60 minutos. Sentimo-nos como cidadãos das Américas e do mundo! Todos estavam ansiosos por mais oportunidades como essa!”.
Fonte: Federação Latinoamericana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi)