Tempo de Advento: esperança, amor e alegria para a celebração do Natal

O primeiro domingo do Advento em 2023 é 03 de dezembro. É neste dia que tem início o novo ano litúrgico. O Advento normalmente começa no domingo mais próximo de 30 de novembro, que é o Dia de Santo André, e dura quatro semanas, culminando no Natal. O Advento está dividido em duas partes: as primeiras duas semanas servem para meditar sobre a vinda do Senhor, enquanto que as duas seguintes servem para refletir concretamente sobre o nascimento de Jesus e o Natal. Nas Igrejas e nas casas são colocadas as “Coroas do Advento”, e uma vela é acendida a cada domingo. Além disso, os paramentos do sacerdote e as toalhas do altar são roxas, como símbolo de preparação e penitência. 

Anualmente, Edições Loyola publica o Roteiro de Advento e Natal.  O manual segue a metodologia inaciana, que inspira a vivenciar com entusiasmo o período de oração durante o Advento e o Natal. O Roteiro de 2023 já está disponível para aquisição no site da editora (clique aqui). Em entrevista ao Portal Jesuítas Brasil, o Pe. Laércio Lima, SJ, secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil, compartilha percepções valiosas sobre o que os leitores podem esperar do livro. Confira: 

O que o leitor encontrará de diferencial no Retiro de Advento e Natal 2023?
O Retiro de Advento e Natal é um caminho por meio de exercícios diários de oração, elaborados de acordo com a metodologia de Santo Inácio de Loyola. Este roteiro acompanha a liturgia das quatro semanas que antecedem o Natal e a semana após o nascimento de Jesus, proporcionando uma oportunidade para uma vivência espiritual mais profunda.

O Documento de Aparecida (n. 255) nos ensina que “A oração pessoal e comunitária é o lugar onde o discípulo, alimentado pela Palavra e pela Eucaristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus Cristo e procura assumir a vontade do Pai. A oração diária é um sinal do primado da graça no caminho do discípulo missionário”. O que torna o Retiro de Advento e Natal verdadeiramente único é o fato de servir como um auxílio concreto para aprofundar o relacionamento com Jesus, que está chegando. 

São muitos anos de publicação do Retiro e uma procura muito grande por esse material, analisando todos os anos, ao que se deve esse sucesso?
Papa Francisco, nos lembrou, no primeiro Angelus do Advento passado, que ouvimos dizer que o Senhor está presente no nosso caminho, mas, por estarmos distraídos com as coisas do mundo, esta verdade torna-se apenas teoria ou ainda imaginamos que o Senhor vem de maneira sensacional. “Deus está escondido em nossa vida, está sempre presente, está nas situações mais comuns e ordinárias de nossa vida”.

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio nos permite sentir e saborear a experiência de Deus no coração e assim estar mais consciente para percebê-Lo em nossa vida cotidiana e para fazer escolhas segundo o Espírito Santo nos inspira. Uma vez feita a vivência de estar cotidianamente na presença de Deus, quer-se sempre mais. Além disso, o Retiro de Advento e Natal é renovado a cada ano. Nova equipe, novos textos, novas orações. Tudo é pensado para que a experiência possa sempre ajudar mais pessoas e se colocarem na presença de Deus, mais amá-Lo e segui-Lo.

Sabemos que este material é realizado a muitas mãos. Quais as principais razões que levaram a essa decisão de descentralizar a criação do livro?
A missão evangelizadora assumida pela Companhia de Jesus perante à Igreja é também missão de leigos e leigas que se aproximam do carisma inaciano. Desde o início, Inácio de Loyola contava com a colaboração laical. Atualmente, como Companhia de Jesus, somos convocados a pensar e atuar de forma cada vez mais integrada. Para o Retiro de Advento e Natal 2023, uma equipe mista, formada por jesuítas, leigas e leigos das Rede Servir e Rede Diakonia, com vivência e formação nos Exercícios Espirituais, que rezou e escreveu esses textos.

Este material tem um público-alvo específico?
Sim e não. Sim, pois esse roteiro é voltado aquelas e aqueles que desejam fazer uma experiência de Deus, aprofundar suas orações e aproximar-se do menino Jesus, que está vindo ao nosso encontro. Não, porque todos são os convidados do Senhor.

Como as pessoas devem se organizar para iniciar o Retiro de Advento e Natal?
Como Santo Inácio nos ensina, é preciso, antes de tudo, muito ânimo e generosidade para começar e perseverar no Retiro. Precisamos ser fiéis à decisão de realizar esse tempo de oração. Entretanto, alguns pontos de atenção facilitam esse caminho. Destaco a importância de dedicar ao menos 30 minutos diários à oração pessoal, tempo esse em que as ações e preocupações cotidianas devem ser deixadas de lado; organizar um diário espiritual, no qual poderá anotar, após a oração, aquilo que aconteceu de mais importante e significativo para o crescimento; e que se siga os passos para a oração, eles são caminho propício para alcançar a Graça desejada. Esses e todos os outros pontos facilitadores estão na introdução do Retiro de Advento e Natal 2023.

Qual a importância desse material para a Companhia de Jesus?
O Retiro de Advento e Natal é um serviço à Igreja no Brasil e um instrumento para a missão da Companhia de Jesus. Ele ajuda as pessoas a reconciliar-se consigo mesmas, com Deus e com os outros, além de auxiliar a Igreja por meio da Espiritualidade Inaciana, permitindo que pessoas em diversas realidades aprofundem sua identidade cristã.

Compartilhe esta informação: