Atualizada em 21/12/2023.
O Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), realizou mudanças na direção geral e direção acadêmica. Prestes a completar 20 anos atuando na instituição, o professor Sérgio Silveira tomou posse na quarta-feira, 06 de dezembro, como novo diretor-geral da unidade. Pedagogo, doutorando em Educação, mestre em Gestão Educacional e especialista em Gestão de Pessoas, o Prof. Sérgio já fazia parte do Conselho Diretivo do Vieira, como diretor de Gestão de Pessoas. Ele também integra o Conselho Diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e é membro titular do Conselho de Mantenedoras da Associação Nacional de Educação Católica (Anec), seccional Bahia.
No Vieira, o Prof. Sérgio Silveira também já foi coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), onde iniciou suas atividades na instituição, tornando-se, ao longo dos anos, muito querido pela comunidade escolar. A nomeação do novo diretor-geral do colégio foi oficializada em setembro, por meio de carta enviada à escola pelo Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ. A troca na direção faz parte do próprio dinamismo que marca o modo de proceder da Companhia de Jesus ao longo dos anos. A indicação do Prof. Sérgio é fruto de uma decisão conjunta do Provincial dos Jesuítas com o secretário para Educação da Província, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, e o diretor da RJE, professor Fernando Guidini.
Nacionalmente, o Prof. Sérgio também coordena o Comitê Permanente de Gestão de Pessoas da RJE. A Rede é composta por 17 unidades educativas no Brasil, dentre elas, o Colégio Antônio Vieira. Há 112 anos, o colégio mantém-se como referência de qualidade educativa na Bahia. Além da estrutura, que alia a preservação da arquitetura histórica a espaços contemporâneos de aprendizagem, o projeto pedagógico é o grande diferencial: sempre em constante ressignificação para o tempo presente, sem deixar de preservar princípios cristãos e inacianos, inspirados nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.
“Como diretor-geral de um colégio da Companhia de Jesus, dentre outras atribuições, é de sua responsabilidade garantir que a identidade inaciana seja traduzida no modo como o colégio organiza seu planejamento nas diferentes áreas, em diálogo com os Jesuítas da obra e com o Superior do Núcleo Apostólico. Nesse sentido, desejo que o senhor possa bem conduzir esse colégio, inspirado em tudo o que nos é identitário, respeitoso ao passado, calcado no presente e aberto ao futuro”, declarou o professor Fernando Guidini na cerimônia de posse, realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima.
O diretor da Rede foi muito aplaudido quando, em tom coloquial e afetivo, abordou aspectos da personalidade do Prof. Sérgio, que o fazem tão querido pela comunidade educativa do Vieira. “É super dedicado à família, esportista, torcedor do Bahia, louco por bike, fazendo o circuito dos três faróis todo ano. Ama música e toca violão muito bem. (…) É muito focado e estabelece metas para sua vida profissional. É leve, alegre, afetuoso, um grande companheiro de trabalho. Chegou ao Vieira na Pastoral, depois de alguns anos assumiu a coordenação, mas, logo em seguida, o padre Domingos o convidou para Gestão de Pessoas. E hoje, 6 de dezembro de 2023, toma posse como diretor-geral do Colégio Antônio Vieira de Salvador, Bahia, uma das unidades educativas da Companhia de Jesus no Brasil”, afirmou.
E concluiu, traduzindo os votos de toda a comunidade educativa jesuíta no Brasil: “Professor Sérgio, muito bem-vindo à Direção-Geral do Colégio Antônio Vieira. Em nome do Governo Provincial dos Jesuítas do Brasil e da Rede Jesuíta de Educação, desejo-lhe um frutuoso trabalho. Que pelo seu testemunho o senhor nos edifique, inspire e dirija; que, pela sua ação, a excelência do projeto pedagógico deste colégio seja marca visível nesta e nas futuras gerações que confiam na proposta pedagógica da Companhia de Jesus. (…) Que Nossa Senhora de Fátima, a quem esta igreja e este colégio são consagrados, ensine a abrir caminhos, servindo a Deus por intermédio da educação”.
Novo diretor acadêmico
Doutorando em Educação e mestre em Gestão Educacional, o professor Anderson Rafael Souza, que até então respondia pela Gestão de Tecnologias de Informação e Educação do Vieira, é o novo diretor acadêmico da instituição. Por videoconferência, o presidente da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, anunciou oficialmente, no dia 19 de dezembro, a nomeação do novo diretor, após avaliação de indicações sugeridas pelo colégio que, desde 06/12 conta com um novo diretor-geral, o professor Sérgio Silveira. O novo diretor acadêmico passa, assim, a integrar o Conselho Diretivo do Vieira. Ele substitui a professora Ana Paula Marques, que optou por se afastar da instituição para se dedicar a projetos pessoais.
A nomeação da Direção Acadêmica dos colégios jesuítas no Brasil é uma atribuição do diretor-presidente da RJE, em um processo de discernimento que envolve a consulta à Direção-geral e outras instâncias dentro da Companhia de Jesus. “Peço a todos, desde o corpo de liderança da instituição, que também se somem ao professor Anderson no pensar, no agir e no fazer desse projeto junto como instituição, que tem uma história de potência pedagógica, mas que tem também um presente e um futuro ainda muito grande a dar à sociedade local”.
Em nome da instituição, o diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira, agradeceu à RJE pela condução do processo, convidando o novo diretor acadêmico do Vieira para o primeiro pronunciamento no cargo. “Tenho muita gratidão e espero, nos próximos tempos, poder servir a esta Companhia que sempre contribuiu com minha formação, desde a espiritualidade, a partir dos Exercícios Espirituais, até a dimensão profissional. Peço a Deus sabedoria, para nos ajudar nas decisões, e justiça, pois só com justiça fazemos esta grande escola, pois acredito que precisamos deixar para as próximas gerações um colégio tão forte quanto o que recebemos, preparando-o para os próximos 50 anos para que, no futuro, ele possa prosseguir com a missão educativa da Companhia de Jesus”, concluiu, agradecendo novamente à RJE e se colocando na “dimensão de serviço”.
Bacharel em Filosofia pela Faculdade dos Jesuítas (Faje), em Belo Horizonte (MG), Anderson integra a equipe de profissionais do Vieira desde 2004. Foi pastoralista e professor de Ensino Religioso e Filosofia, chegando a assumir por alguns anos a coordenação do ensino noturno. Com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica, atuou, também, no Serviço de Orientação Educacional do Vieira (SOE) até 2020, quando assumiu a Gestão de Tecnologia Educacional, cargo ocupado até então. Na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ele fez mestrado em Gestão Educacional e atualmente está cursando o doutorado em Educação.
“A nomeação do Prof. Anderson Rafael como novo diretor acadêmico do Vieira representou um passo importante neste novo momento do Vieira. O professor Anderson já foi jesuíta, então tem uma sólida formação dentro da espiritualidade e da filosofia inaciana. É um conhecedor do Sistema de Qualidade de Gestão Escolar (SQGE), implementado pela Federação Latino-americana de Colégios Jesuítas (Flacsi) e conhece também a vivência e a experiência da Pedagogia Inaciana. No Vieira, passou por setores extremamente estratégicos e importantes que lhe dão uma visão sistêmica e ampliada dos nossos processos. Tem um perfil inovador e, então ele, com certeza, trará muitas contribuições para tornarmos ainda mais robusto o nosso projeto de educação de excelência, enquanto colégio da Rede Jesuíta de Educação”, declarou o diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira.
Os demais integrantes do Conselho Diretivo, Juliana Argollo, e o Pe. Emmanuel Araújo, SJ, encerraram a solenidade, desejando boas-vindas e uma gestão próspera ao novo diretor acadêmico.
Homenagens para a antiga diretora
Mestre em Gestão Escolar e doutoranda em Educação, a professora Mariângela Risério foi homenageada pela comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira, em missa especial realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Após 27 anos atuando no Vieira, sendo nove como diretora-geral, a Profa. Mariângela deixa a instituição para assumir uma missão em caráter nacional na Companhia de Jesus como coordenadora pedagógica da Fundação Fé e Alegria, obra jesuíta de promoção social e educação popular. Ela foi a primeira mulher leiga a assumir a direção-geral do Vieira que, até então, ficava a cargo somente de padres jesuítas.
A cerimônia, presidida pelo Pe. Emmanuel Araújo, SJ, teve como concelebrantes os Pe. Jean Fábio Santana, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia; Domingos Minualli, SJ, que a antecedeu na gestão do Vieira; e o Pe. Clóvis Cabral, SJ.
Durante a missa, a educadora foi presenteada com um quadro feito pela artista cearense Maria Fonseca, seguindo o traçado de Cláudio Pastro, de quem a Profa. Mariângela é admiradora. A tela traz Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus entregando as armas à Nossa Senhora em Montserrat, retratando todo o simbolismo de dedicação e compromisso inacianos para com a vida cristã.
Antes do encerramento do ano letivo, a professora Mariângela também recebeu uma série de homenagens dos estudantes e da equipe pedagógica, tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio. As famílias dos estudantes enviaram mensagens para a educadora, por meio das redes sociais do colégio. Já os colaboradores surpreenderam a educadora, na última segunda-feira, 04 de dezembro, com um corredor de aplausos. Muitos estavam vestidos com a cor amarela e ela também recebeu das mãos do novo diretor um buquê de girassóis, numa alusão ao fato de a flor girar sempre na direção do sol. É o que todos desejam para a professora: “Um caminho sempre direcionado para a luz, para a sabedoria”; “Que ela seja sempre um girassol também em sua nova missão na Companhia”.
Fonte: Colégio Antônio Vieira