Saudade. Gratidão. Transformação. Amor. Felicidade. Vontade de mudança. Estes foram alguns sentimentos que os estudantes que participaram do VI Encontro de Formação Integral, no mês de outubro, escreveram em uma nuvem de palavras durante o reencontro virtual do EFI, realizado na noite de terça-feira, 12 de dezembro. Depois de uma breve acolhida, o secretário-executivo da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), Pedro Risaffi, realizou a abertura do reencontro. Os jovens puderam, então, partilhar sobre o EFI, como foi voltar para os colégios, os desafios e os sentimentos presentes.
O EFI aconteceu entre os dias 02 e 11 de outubro, na Casa da Juventude Joanin Rosseti, em Vila Oliva, na cidade de Caxias do Sul (RS), e reuniu 63 estudantes do Ensino Médio de 14 Unidades da RJE: Anchieta (RS), Anchieta (RJ), Catarinense (SC), Santo Inácio (RJ), Santo Inácio (CE), Medianeira (PR), Antônio Vieira (BA), São Luís (SP), São Francisco Xavier (SP), Diocesano (PI), Loyola (MG), Jesuítas (MG), da ETE FMC (MG) e da Escola Santo Afonso Rodriguez – Esar (PI).
Durante nove dias, os estudantes participam de atividades inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio e vivenciam os Exercícios Espirituais adaptados à sua faixa etária. Cada dia da imersão relembra uma etapa significativa do fundador da Companhia de Jesus em regiões, como Loyola, Pamplona e Manresa. Os principais temas trabalhados são autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, e, mais recentemente, desde 2022, o Projeto de Vida. A ideia é que eles compreendam o discernimento inaciano como possibilidade para a construção de um projeto de vida em vista da Cidadania Global.
Pós-encontro das delegações dos colégios São Francisco Xavier e São Luís
Na última quinta-feira, 07 de dezembro, 12 estudantes do Colégio São Francisco Xavier e do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), estiveram reunidos no Centro MAGIS Anchietanum para vivenciar o pós-encontro do EFI. A experiência teve como objetivo a partilha sobre como a 5ª e 6ª edição do Encontro contribuiu para a formação humana, espiritual e educacional dos jovens.
O momento foi conduzido pela coordenadora de Formação Cristão do Colégio São Luís, Rosi Oliveira, e pelo jesuíta e colaborador do Centro, Aldeman Neto, SJ. “Renovados por este reencontro e desejosos de continuar aprofundando as moções que experimentaram, os jovens retornaram com o coração aquecido e acreditando que muito podem fazer por este mundo tão ferido, pois se reconhecem como ‘fogos que acende outros fogos’”, destacou Aldeman.