Com a chegada do novo ano letivo, os educadores das unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) participaram de atividades pedagógicas e de formação docente nos meses de janeiro e fevereiro. Com a temática A pedagogia inaciana e ação pedagógica: elementos para uma práxis dialógica, a Jornada Pedagógica 2024.1 da Escola Padre Arrupe, de Teresina (PI), contou com momentos de reflexões sobre o processo formativo, considerando as experiências e os fundamentos teóricos que embasam o nosso modo de formar e relacionar-se com as pessoas.
O Colégio São Luís, de São Paulo (SP), realizou, de 22 a 29 de janeiro, a Jornada Pedagógico-Administrativa de 2024, envolvendo aproximadamente 440 colaboradores, entre docentes e não docentes. Para dar início à jornada e acolher as equipes administrativas e pedagógicas, o diretor geral, Pe. Edison de Lima, SJ, apresentou a missão educativa da instituição. Em seguida, a diretora acadêmica, Beatriz de Arruda Pereira Gallian, para ressaltar a pertença do CSL a uma Rede Global de Colégios Jesuítas, trouxe informações sobre dois movimentos importantes da escola que estão relacionados à partilha da missão educativa em nível local (participação de toda a Comunidade Educativa), nacional (Rede Jesuíta de Educação – RJE) e continental (Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus – Flacsi). O Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, ex-reitor do São Luís e atual diretor do Pateo do Collegio, conversou com os educadores sobre as Características da Educação da Companhia de Jesus. Na sequência, o corpo docente seguiu para formações específicas com Telma Pantano, fonoaudióloga, psicopedagoga e pós-doutora em Psiquiatria, e Claudia Costin, antiga aluna do Colégio e atual presidente do Instituto Singularidades.
Durante três dias, os educadores do Colégio Santo Inácio, de Fortaleza (CE), tiveram momentos espirituais e dinâmicas na capela. Na temática Preparar o Vaso, era preciso depositar a terra e evocar as boas sementes que serão plantadas esse ano. Logo após, os professores tiveram ótimos momentos de formação e planejamento dos projetos que serão feitos ao longo do ano. Culminando o tema “Preparar o Vaso”, a equipe de Pastoral trouxe uma atividade simbólica para que juntos, os professores pudessem plantar pequenos ramos em um vaso construído por muitas mãos. O Encontro Pedagógico 2024 do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), foi uma manhã repleta de reencontros e aprendizados. Além das falas do Conselho Diretivo, a atividade teve como convidado o Pe. Cláudio Paul SJ, assistente do Superior Geral dos Jesuítas para a América do Sul.
Entre os dias 15 e 20 de janeiro, o Colégio Diocesano, de Teresina (PI), promoveu a 15ª edição da Jornada Pedagógica, encontro que reuniu professores, coordenadores, auxiliares e psicólogos para discutir os caminhos para a formação dos estudantes inacianos. Com o tema Peregrinando com Inácio: fonte de inspiração para nosso fazer pedagógico como guia para as discussões, as equipes foram convidadas a repensar suas práticas pedagógicas e planejar as atividades letivas para o ano de 2024. De acordo com a professora. Participaram da programação desta edição profissionais que atuam no Diocesano e também convidados externos que discutiram temas como formação de estudantes, cultura do cuidado, o papel do educador inaciano e o uso pedagógico de dados avaliativos. O Colégio São Francisco Xavier, de São Paulo (SP), deu início à sua Jornada de Formação Continuada 2024 com um momento de espiritualidade, guiados pela equipe de Formação Cristã e Pastoral. Em seguida, prestigiaram a palestra do Professor Humberto Herrera, doutor em educação, que discorreu sobre a Campanha da Fraternidade 2024, e foram divididos em grupos para a finalização do planejamento pedagógico do ano letivo. Os colaboradores também visitaram o Pateo do Collegio, onde puderam conhecer este complexo histórico, cultural e religioso da Companhia de Jesus em São Paulo.
No final de janeiro, a Escola Santo Afonso Rodriguez (Esar), de Teresina (PI), realizou a formação Dia do Cuidado. Nesse encontro, os educadores foram reapresentados à Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, que visa proporcionar segurança e proteção à integridade de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. Além disso, foram celebrados os aniversariantes dos últimos meses. Os educadores da ETE FMC, de Santa Rita do Sapucaí (MG), participaram das reuniões por áreas e da reunião geral, na Casa Nossa Senhora da Paz, no início de fevereiro.
O dia 1º de fevereiro marcou o início do 119º ano letivo no Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC), e, para oficializar esse momento, os mais de 355 educadores, entre professores e colaboradores de outros setores, foram recepcionados com um encontro especial na Igreja Santa Catarina de Alexandria. No mesmo dia, o corpo docente do Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), foi acolhido pelo diretor geral, Prof. Edelves Rosa Luna. Na Capela Santo Inácio, todos os educadores participaram de um momento de oração inspirador para o recomeço. O dia de reencontro marcou, ainda, o início da Jornada Pedagógica de 2024, e as equipes participaram de treinamentos e capacitações.
Na Semana Pedagógica de 2024 do Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), os educadores puderam conhecer as prioridades acadêmicas para o ano letivo. O Centro de Formação Cristã e Pastoral criou momentos de espiritualidade a partir da temática Somos todos irmãos e irmãs. A equipe diretiva também promoveu um espaço de reflexão sobre inovação pedagógica, assim como sobre os investimentos para a qualificação dos espaços. Além disso, o professor de teatro, Saulo Soull, realizou um show especial para os educadores, ao lado do músico Gustavo Arthury. O corpo docente e a equipe administrativa do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), reuniram-se para a abertura do ano letivo de 2024, em uma programação especial para os três turnos. Na Igreja Santo Inácio, aconteceu uma celebração eucarística presidida pelo reitor, Pe. Adilson Silva, SJ, seguida da apresentação dos novos colaboradores e da entrega do sino aos educadores que completaram 25 anos de casa. Logo após, aconteceu o painel Por uma pedagogia do afeto, com o Pe. André Araújo, SJ, vice-reitor geral da PUC-Rio e diretor do Centro Loyola de Fé e Cultura. As equipes também tiveram reuniões de alinhamento em preparação para o início das aulas, além de um almoço especia. À noite, as equipes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional participaram de um momento de acolhida e oração à luz dos Exercícios Espirituais.