A Associação Nacional de Educação Católica (Anec) deu início a um novo momento de colaboração e troca de ideias com a realização da sua primeira reunião do Fórum Nacional de Comunicação e Marketing. O encontro, realizado de forma on-line na quinta-feira, 22 de fevereiro, reuniu gestores de Comunicação de instituições associadas de diversos estados, tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, assim como Mantenedoras, em um ambiente de diálogos e partilhas.
O Fórum de Comunicação e Marketing da Anec pretende estabelecer um espaço estratégico e contínuo de diálogo entre os gestores de Comunicação e Marketing das instituições, assim como a troca de ideias, de boas práticas e de estratégias inovadoras, enfatizada como fundamental para enfrentar os desafios da área. Proporcionar momentos de formação aos profissionais e elaborar documentos norteadores também são premissas deste projeto.
A abertura da reunião foi marcada pela apresentação da Anec, de projetos e potencialidades e da importante atuação da área de Comunicação e Marketing nas instituições, feita pelo secretário-executivo, Guinartt Diniz. A gerente de Comunicação e Marketing, Anna Catarina Fonseca, abordou a abrangência nacional da associação, assim como a missão da ANEC e as formas de conexão com a área de Comunicação.
Destacando-se como ponto alto do encontro, uma dinâmica dividiu os participantes em Educação Básica, Ensino Superior e Mantenedoras. Nesses grupos, foram discutidos desafios em comum e temáticas fundamentais para o sucesso da comunicação e do marketing educacional católico, proporcionando insights significativos para a condução e o embasamento dos próximos encontros.
Este foi apenas o primeiro momento de diálogo desse grupo estratégico. O Fórum se reunirá mensalmente, com o principal objetivo de fortalecer e potencializar a educação católica, destacada pela formação integral e pela qualidade social.
A RJE esteve representada pela assessora de comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil, jornalista Ana Claudia Klein, que destaca a importância de eventos dessa natureza “para que se possa, em rede, estabelecer uma narrativa comum às escolas católicas, valorizando o que nos une, criando espaços para o crescimento colaborativo”. O Colégio Antônio Vieira participou por meio da Gestora do Setor de Comunicação e Marketing, Aidil Brites. Para ela, a comunicação pode trazer contribuições significativas para enfrentar alguns dos desafios vividos pelas escolas católicas na contemporaneidade. “Acredito que as possibilidades favorecidas pelo Fórum para compartilhamento de experiências e conhecimentos fortalecerá a missão comum das instituições confessionais”, ressalta.