O Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), em parceria com a Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), lançou o e-book do 1º Simpósio de Práticas Inovadoras. A publicação reúne trabalhos que foram elaborados e apresentados pelos educadores no evento de outubro de 2023, com o objetivo de discutir e propor a integração intencional das metodologias inovadoras para a formação integral dos nossos estudantes, sempre considerando o contexto das aprendizagens, sua visibilidade e relevância no intuito de proporcionar um leque de oportunidades de aprendizado, incentivando a criatividade dos estudantes, a colaboração e a resolução de problemas.
O evento contou com 51 trabalhos inscritos e mais de 200 educadores participando como interlocutores nas nove salas de Comunicações Orais e Oficinas abertas à reflexão dialógica. Além disso, houve a participação de mais de 20 educadores, membros das Comissões Organizadora e Científica, além dos professores da Unisinos que, por meio do programa Unisinos Education, assessoraram o Medianeira e certificaram os participantes.
O e-book é o resultado e o registro desse trabalho. A publicação tem 128 páginas e os textos apresentados ao público revelam uma produção coletiva que buscou responder aos desafios do nosso tempo, segundo o PEC 2021. São nove capítulos referentes aos eixos Educação e Tecnologias; Metodologias Ativas e Protagonismo Estudantil; Integração Curricular e Pesquisa; Sustentabilidade e Cidadania Global; Inclusão e Diversidade; e Acompanhamento, Avaliação e Mapa de Aprendizagens.
A importância de pensar e agir em prol da inovação
Para falar sobre a importância da inovação dentro de um colégio jesuíta é preciso lembrar do pronunciamento do Pe. Arturo Sosa, SJ, realizado em 2017, durante o Primeiro Congresso Internacional dos Delegados de Educação. Sosa destacou a urgência de os Colégios da Companhia de Jesus se tornarem “espaços de pesquisa pedagógica e verdadeiros laboratórios de inovação didática, gerando novos métodos ou modelos formativos”.
O diretor acadêmico do Colégio Medianeira, Carlos Torra, afirma que esse apelo ressoa como um chamado à inovação ancorada na realidade local e global. “Esse e-book expressa a concepção de inovação pedagógica construída no processo de análise das práticas, embasada nos referenciais Pedagógicos Inacianos e elaborada pelos professores e equipes de todos os segmentos do Colégio. Recomendo a leitura como fonte de pesquisa, investigação e revisão de práticas pedagógicas, por ser um conhecimento sistematizado vigente no Colégio Medianeira.”, comenta Carlos.
Mayco A. Martins Delavy, coordenador das Comissões Científica e organizador do 1º SPI, lembra que o tema da inovação pedagógica não foi um simples lema, mas o DNA do evento. “A escola do futuro e do presente continua a ser espaço de formação de seres humanos abertos e sensíveis à transformação do mundo como princípio primeiro de esperança, que nos deve guiar em nossa utopia de uma casa comum que seja, de fato, de todos e todas”. A segunda edição do evento acontecerá no dia 19 de outubro de 2024.
Fonte: Colégio Medianeira