Prof. Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira: “Sou um profissional da educação, apaixonado pelo ser humano”

Muito querido pela comunidade escolar, o professor e pedagogo Sérgio Silveira, que é doutorando em Educação e mestre em Gestão Escolar, completa 20 anos atuando no Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA). Este ano letivo de 2024 também traz outro importante marco: é o primeiro da gestão dele como diretor-geral do Vieira.  Mas o que pensa o novo diretor? Quais seus planos para o Vieira? Qual sua trajetória na Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), da qual fazem parte o Vieira e outros 16 colégios em todo o Brasil? Confira a entrevista:

Quem é o novo diretor-geral do Vieira?
Conte um pouco sobre seu histórico no colégio e na RJE. Comecei minha trajetória no Vieira em 2004 como pastoralista, atuando no Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), assumindo, depois, a coordenação do Sorpa de 2008 a 2011. Com a formação em Pedagogia enriquecida pela Especialização em Gestão Educacional e o MBA em Gestão de Pessoas, pude realizar diversos trabalhos, buscando evidenciar o ser humano como centro de todo o processo educativo e organizacional. Em 2012, fui então convidado a integrar a equipe do Setor de Gestão de Pessoas do colégio, assumindo a gerência em 2013 e, posteriormente, em 2015, a direção da área, na qual permaneci até a nomeação como diretor-geral, em dezembro do ano passado. Como profissional do desenvolvimento humano e sempre com o intuito de agregar novas aprendizagens ao meu fazer dentro e fora do colégio, fiz ainda formação para Psicoterapia, pós-graduação em Neurociências e Comportamento, além do mestrado em Gestão Educacional e agora doutorando em Educação pela Unisinos (RS), instituição jesuíta de Ensino Superior. 

Na RJE, fiz parte do grupo de trabalho que elaborou a primeira versão do Projeto Educativo Comum (PEC), lançado em 2016, documento norteador da educação na Companhia de Jesus Entre alunos do Terceirão no Brasil. Nesse mesmo ano, coordenei o Grupo de Trabalho (GT) de Gestão de Pessoas da Rede, que, em 2018, foi transformado em Comitê Permanente de Gestão de Pessoas e segue coordenado por mim até o momento. Também componho, desde 2018, o Conselho Diretor da RJE e atuo ainda como membro titular do Conselho de Mantenedoras da Associação Nacional de Educação Católica (Anec), seccional Bahia.

Sabemos que cada diretor sempre traz um estilo próprio de gestão. O que esperar do novo diretor do Vieira?
Certa vez, ouvi em uma palestra que para trabalhar com gente é preciso gostar de gente! Sou um profissional da educação apaixonado pelo ser humano. Em toda a minha trajetória, sempre busquei deixar marcas positivas na vida das pessoas com quem convivi e estabeleci isso como um propósito de vida. Me considero uma pessoa aberta ao diálogo, à escuta atenta e ao acolhimento. Neste sentido, tenho buscado sempre promover ações que permitam a aproximação, estimulando o desenvolvimento de competências que proporcionem a cultura do cuidado e do encontro entre as pessoas, que construam pontes. 

Este é o meu estilo de gestão, é o estilo que acredito ser o mais assertivo e construtivo. Escutar, dar voz, acolher, valorizar as pessoas, estabelecer uma dinâmica positiva nas relações é o que faz com que grandes conquistas sejam alcançadas, o que não significa aceitar tudo, dizer sim para tudo, mas favorecer que uma relação saudável, um diálogo respeitoso seja construído. Gosto e também sou muito curioso e atento às questões que nos atravessam, como a tecnologia, cultura, tendências, assim como os conflitos da sociedade atual, pois acredito que tudo isso perpassa a nossa existência e precisa, com sabedoria e discernimento, agregar valor ao que já fazemos, com foco sempre em uma educação de excelência e contextualizada no tempo presente, comprometida com a construção significativa do conhecimento.

Qual sua visão sobre o Vieira hoje e quais os projetos para os próximos anos?
Ao longo dos anos, o Vieira já se consolidou na sociedade baiana como um colégio de excelência, seja pelo legado deixado na cultura, política, educação e tantos outros setores da sociedade, quanto pela potência de sua formação capaz de unir excelência humana e competência acadêmica em seu projeto educacional, comprovadamente eficaz. Não é à toa que os estudantes do Vieira se destacam nos mais diversos e importantes processos seletivos do país pela sólida formação acadêmica, como também pela visão crítica de mundo e sociedade, robustecida pela formação humana e com sentido, o que possibilita aos nossos estudantes desempenho excepcional no Enem e o ingresso nas melhores universidades, favorecendo a realização dos seus projetos de vida.

Para os próximos anos, o Vieira continuará investindo para qualificar cada vez mais o seu projeto político-pedagógico, seja na capacitação das equipes docentes e não docentes, como também em novas tecnologias educacionais que possibilitem uma experiência única para os estudantes, além de investir e atualizar sempre os espaços de aprendizagem e tempos pedagógicos, buscando estar em consonância com este estudante do século 21, sem deixar de preservar seus princípios cristãos ancorados na Pedagogia Inaciana que marcam sua trajetória e forma cidadãos diferenciados para a nossa sociedade. Além de qualificar as ações já existentes, está entre os novos projetos, em um futuro próximo, a ampliação do nosso ciclo educacional, com a oferta da Educação Infantil, a fim de que, desde bem cedo, possamos contribuir na formação de crianças e jovens capazes de fazer a diferença na sociedade.

Como vimos, o senhor tem todo um histórico também de atuação na RJE. Como isso contribui para a realização da sua missão como diretor-geral?
Atuar em frentes de trabalho junto à RJE me proporcionou um conhecimento qualificado acerca do projeto e da missão educativa da Companhia de Jesus no Brasil e no mundo. Foram diversas as iniciativas em que tive oportunidade de atuar e participar, sejam em GTs, formações, encontros, congressos, dentre outros, ou nas interações com lideranças da RJE, em instâncias como comitês, projetos e fóruns de equipes diretivas. Todas essas experiências colaboraram para ampliar paulatinamente o sentido e entendimento sobre a educação jesuítica.

É importante salientar que a Pedagogia Inaciana perpassa todo o apostolado educacional da Companhia de Jesus e, como fruto da Espiritualidade Inaciana, possui uma identidade inegociável que toca a todos os envolvidos no processo educacional. Neste sentido, estar em rede nos coloca em unidade com as demais obras jesuítas e nos impulsiona a implementar um estilo de gestão pautado nas Preferências Apostólicas dos jesuítas do Brasil, no Projeto Educativo Comum da RJE, no Planejamento Estratégico da Província e da Rede Jesuíta, no sentido de alinhar o modo de gestão e governança para uma atuação cada vez mais sustentável e eficaz. 

Quais os desafios que a educação brasileira enfrenta hoje e como o Vieira tem buscado contribuir para a melhoria dos indicadores?
Compreendo que a educação exerce um papel fundamental na vida do indivíduo, no seu processo de compreensão de si mesmo e da realidade que o cerca. É por meio da educação que a pessoa toma consciência dos processos que constituem a vida em sociedade, tornando-a capaz de questioná-la e modificá-la, em um mundo em constante mudança. É nesse cenário que a educação se insere e enfrenta hoje seus grandes desafios contemporâneos, que incluem também a desvalorização dos profissionais que atuam nesta área essencial para a formação crítica e cidadã do ser humano, o advento de novas concepções sobre a educação, além de um mercado predatório que vê a educação não como um bem social, mas como produto comercial, entre outros fatores. 

Em meio a esse contexto desafiador, os colégios da RJE, como o Vieira, têm buscado valorizar a formação integral dos seus estudantes, promovendo uma educação que supere e questione os modelos estabelecidos e confronte-os com o modelo de justiça social proposto pelos valores do Evangelho. Nesta perspectiva, o Vieira tem como missão promover uma educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos, capazes de construir uma nova dinâmica de transformação social que construa pontes entre as pessoas, e não muros. Assim, o projeto educativo do Vieira visa à inserção dos jovens, seja do ensino diurno ou do projeto social do noturno, numa sociedade passível de mudança, a partir de uma educação sólida que transforma vidas e abre oportunidades para serem protagonistas das transformações, comprometidos com os demais em prol de uma sociedade melhor.

Fonte: Revista Vieiriense 2024

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