A educação na RJE a partir das Preferências Apostólicas Universais

Uma escola, um colégio da Companhia de Jesus, pressupõe um alinhamento de caráter mundial com diretrizes que se conectam com as demais temáticas para além da educação. Assim, as Preferências Apostólicas Universais (PAUs) são o horizonte do corpo apostólico e o ponto de orientação à Companhia de Jesus em sua missão. Neste ano, elas completaram cinco anos da sua promulgação e já se consolidaram como importantes norteadoras do Projeto Político-Pedagógico das unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE).  São elas: 

  • mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento;
  • caminhar com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados de sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça; 
  • acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança; 
  • colaborar com o cuidado da Casa Comum.

“Ao falarmos das Preferências, colocamos algo ou aquilo que foi eleito por nós à frente de outras, por vezes, tão importantes quanto aquelas que preferimos. Aprender esse modo de discernir é um dos processos humano-espirituais que nos identifica enquanto inacianos. Além disso, o adjetivo ‘apostólico’ configura o sentido daquilo que preferimos, daquilo que elegemos, isto é, enquanto seguidores de Jesus de Nazaré. Que esse espaço de aprendizagem dos colégios da Companhia de Jesus nos ajude a sempre mais sermos aprendizes da pedagogia do Mestre Jesus”, destaca o professor de Filosofia e Formação Humana e Cristã do Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), Vitor Biral Bazucco. 

Cada unidade tem o seu modo de trabalhar as Preferências e algumas iniciativas são destinadas a todas elas. O Encontro de Formação Integral (EFI), que reúne alunos de todo Brasil em um encontro com dinâmicas, momentos de reflexão e partilha inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais; o Concurso de Redação e Arte, que escolhe os trabalhos mais votados,  criados pelos estudantes do 7º ao 9º ano para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola; e a ONU Intercolegial, projeto que fomenta  discussões atuais e problematizações importantes com o objetivo de preparar as juventudes para um olhar descentralizado, fraterno e socialmente justo.

No dia a dia das instituições da RJE, as quatro Preferências Apostólicas se fazem presentes em diversas ações. Em um passeio por nossas obras pelo Brasil podemos constatar essa transdisciplinaridade no trabalho dos educadores. Confira:  

Colégio dos Jesuítas

No planejamento da Formação Cristã de 2024 do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), estão previstos, ao longo do ano, quatro Encontros de Formação de Liderança para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, tendo como subsídio formativo as quatro Preferências Apostólicas. As primeiras atividades aconteceram entre os dias 22 e 24 de março, com o Ensino Médio. O objetivo é fazer com que os jovens conheçam as Preferências, identificando como elas estão conectadas  às suas respectivas faixas etárias e promovendo experiências de reflexão e discernimento que os ajude a compreender a missão jesuítica no mundo.

Colégio Catarinense

No Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC),  o Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (Sorep) e as disciplinas de Projeto de Vida e Formação Humana e Cristã são estruturas e componentes curriculares que animam e articulam mais fortemente essas preferências em suas atividades. O corpo docente e os gestores participam de Exercícios Espirituais nas modalidades de três e oito dias, e aos estudantes, de modo adaptado, são propostas atividades de meditação, orantes e silenciosas, sobretudo em preparação ao Encontro de Formação Integral (EFI) e nas tardes de espiritualidade.  No campo solidário, acontecem o Voluntariado do Ensino Médio, as saídas solidárias com todo o Ensino Fundamental e as ações como a Massa e a Sopa Solidária. Além disso, há projetos em cada série que culminam com alguma experiência afetiva e efetiva de amizade social.

O Projeto de Vida começa a ser construído ainda na Educação Infantil, lançando as bases para todo o caminho de elaboração e reelaboração até o Ensino Médio. A cidadania global é desenvolvida, pedagogicamente, em variadas disciplinas e nas formações docentes. O Colégio também participa do Programa Lixo Zero, que promove a sensibilização ambiental, a sustentabilidade, a redução de desperdícios, o encaminhamento total dos resíduos sólidos e a conservação da natureza. 

ETE FMC

Em Santa Rita da Sapucaí (MG), a ETE FMC oferece um Retiro Quaresmal, na modalidade de Exercícios na Vida Cotidiana (EVC), com encontros semanais. Já na Semana Santa Jovem, alunos do Ensino Médio vivenciam mais intensamente os mistérios celebrados durante o período – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Na disciplina de Projeto de Vida, o projeto “Voluntariado Liderança Cidadã” tem como objetivo inspirar e capacitar os alunos para se tornarem líderes atuantes em prol de suas comunidades. Ao promover o engajamento em trabalhos voluntários, especialmente no Asilo de Santa Rita do Sapucaí, busca-se oferecer aos estudantes uma vivência enriquecedora, permitindo que eles desenvolvam uma visão ampla e compassiva da vida. Ao longo do ano, o projeto “Liderança Estudantil” realiza encontros de formação inaciana com diversos temas.

Colégio Santo Inácio (CE)

O projeto Dia de Formação (DDF), do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), procura trabalhar com os estudantes os valores inacianos, inspirados pelo princípio de “Em tudo amar e servir’’ (PEC, p. 14), tendo em conta a dimensão espiritual, acadêmica e social de nossa formação integral. A ação consiste em encontros de sensibilização e arrecadação de itens para doação no Colégio, momentos de entrega das doações e convivência com os beneficiários nas instituições e ONGs, partilha e formação, e dinâmica de integração e lazer.  A experiência é oferecida na modalidade de um turno, no período da manhã, para os estudantes do 1º ao 4º ano, e  na modalidade do dia todo para os estudantes do 5º ano à 3ª série do Ensino Médio.

Colégio Antônio Vieira

No Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA) os Exercícios Espirituais estão presentes em atividades, retiros  para colaboradores e dias de formação para estudantes, incluindo ações lúdicas junto às crianças sobre a história e ensinamentos de Santo Inácio de Loyola. O tema também é abordado nos momentos de espiritualidade que precedem a todos os eventos do Colégio e no programa de formação constante da equipe docente, gestores e demais colaboradores, incluindo o estímulo à Cura Personalis. O Colégio abre as suas portas para a instalação de stands de ONGs para a sensibilização da comunidade educativa na Semana do Voluntariado do Vieira e os jovens realizam dias de formação com visitas a projetos sociais. Além disso, há a inclusão nas aulas de temas relacionados à reconciliação e justiça, sobretudo de Ensino Religioso e História, além da   adoção de uma educação antirracista com a instituição do Comitê para Educação Étnico-racial e de Gênero.

Destaque para a  atuação dos jovens em núcleos estudantis, como o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (Neims) e a Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla), sempre contando com a articulação de professores. O incentivo aos 3 Rs (reduzir, reusar e reciclar) é pauta presente nas aulas desde as séries iniciais do Ensino Fundamental do Vieira. O colégio conta com o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), que promove palestras sobre sustentabilidade e seus diversos subtemas, além de ações, como a distribuição de mudas e a organização da Semana do Meio Ambiente e da Semana Verde. 

Colégio São Francisco Xavier

Além da realização dos Exercícios Espirituais com colaboradores, o Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo (SP), antes do recesso letivo, oportunizou a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Estrada por alguns lares das famílias do Sanfra. Durante a Semana Inaciana, estudantes, familiares, antigos estudantes, equipe administrativa e pedagógica ajudaram a Casa do Migrante da Missão Paz, que acolhe, no centro de São Paulo, pessoas imigrantes em busca de apoio e uma nova oportunidade de vida e doaram uma série de itens de higiene pessoal e de limpeza.

A equipe de Formação Cristã e Pastoral guia os estudantes da 3ª série do Ensino Médio durante o último Dia de Formação (DDF).  Tradicionalmente conhecido como Terceirança, tem o objetivo de retomar a jornada percorrida no colégio, além de resgatar o tempo de convivência e de aprendizado, de crescimento e desenvolvimento. 

Colégio Diocesano

Assim como nas demais unidades da Rede, o Colégio Diocesano, em Teresina (PI), realiza retiros espirituais, manhãs de espiritualidade para colaboradores e estudantes, Semana Santa Jovem, campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e itens de higiene pessoal e Dias de Formação (DDFs) junto a comunidades periféricas e instituições que beneficiam crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Outros destaques são o Projeto VIDAHS, que por meio de ações planejadas e sistemáticas, promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças e adolescentes, e o Projeto de Liderança Juvenil, que estimula um modelo de disputa entre os jovens, mas abre um importante canal de diálogo sobre o conceito de protagonismo. A Semana Laudato Si’ consiste na discussão da importância do cuidado com a Casa Comum, exposições e feiras de produtos naturais cultivados por pequenas agricultoras da região.

Ainda na questão da sustentabilidade, há uma horta pedagógica para as crianças da Educação Infantil, um projeto de recolhimento de pilhas, baterias e eletrônicos para reciclagem, plantio do horto medicinal bíblico na Casa das Associações, estimulando a compreensão sobre a justiça socioambiental, e o Projeto SEMPRE (Sensibilização, Mobilização, Protagonismo e Empreendedorismo Social), desenvolvido com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que fomenta atitudes de impacto efetivo na sociedade.

Colégio São Luís

Na Área Projeto de Vida do Colégio São Luís, em São Paulo (SP), são propostas, aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, as Experiências de Fraternidade.  Em parceria com dezenas de instituições e movimentos sociais, eles conhecem realidades diferentes, crescem na relação com a diversidade, trocam experiências e criam laços fraternos.

No Fundamental I, o componente Pausa Inaciana enfatiza a dimensão do ser e sentir, de modo a ajudar o aluno a reconhecer a sua dignidade, a sua filiação divina, a sua vocação a ser pessoa humana, por meio de práticas diárias de reflexão e meditação. No Ensino Médio, o CSL desenvolve três estudos de campos que estão intrinsecamente relacionados ao cuidado da Casa Comum e à busca pela reconciliação e justiça para as populações negligenciadas: a 1ª série visita as cidades históricas de MInas Gerais; na saída de campo da 2ª série, que acontece em Foz do Iguaçu (PR) e na Tríplice Fronteira, os jovens conhecem a Usina de Itaipu e podem discutir sobre impactos ambientais; e na 3ª série, os alunos têm contato com uma das regiões mais importantes do Brasil e do mundo, a Floresta Amazônica.

Nas aulas de Ensino Religioso, as turmas do 2º ano aprendem o cuidado com a Terra e o que plantamos, colhemos e comemos e, nas aulas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), pensam em propostas que evitam enchentes e alagamentos. Os colegas do 3º ano estudam sobre o conceito de cidade inteligente e utilizam o programa Minecraft para propor soluções que promovam o bem-estar de todos os seus habitantes. Os componentes curriculares Ensino Religioso e Projeto de Vida desenvolvem com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio o tema do sentido da vida. No 8º ano, os jovens estão trabalhando sobre o valor do cuidado. Como proposta de finalização do estudo, eles fazem experiências de cuidado com deficientes físicos e autocuidado espiritual, por meio de uma experiência de contemplação inaciana. 

Os Exercícios Espirituais são constantemente trabalhados pela equipe de Formação Cristã nas interações periódicas realizadas nos segmentos. Nas séries iniciais, por exemplo, a prioridade é fazer com que o processo dos EE seja vivenciado a partir dos preâmbulos da oração inaciana (colocar-se na presença de Deus, oração preparatória, composição de lugar, pedido de graça). No 5º ano do Ensino Fundamental I existe a atividade do Rito de Passagem, que aproveita o momento em que eles estão vivendo uma importante mudança de fase em suas vidas, da infância para a adolescência, para apresentar o modo de orar sobre a aplicação dos sentidos. Aos estudantes do Fundamental II e Ensino Médio são oferecidos os itinerários próprios da metodologia formativa proposta por Santo Inácio. 

Compartilhe esta informação: