A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e tem início no Domingo de Ramos, que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, e termina com Jesus ressuscitado, no Domingo de Páscoa. Os estudantes das unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) vivenciam este momento em diferentes atividades.
No Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ), os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I realizaram atividades lúdicas relacionadas ao verdadeiro sentido da Páscoa. A Igreja Santa Catarina de Alexandria, do Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), realizou, simbolicamente, a encenação da Via Sacra e a solene festa do Domingo de Ramos. Os alunos do 1º e 2º anos recordaram a celebração da Santa Ceia do Senhor quando Jesus, à véspera da sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o e deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo.’” (Mt 26,26). Os estudantes do 3º ao 5º ano vivenciaram a experiência do Lava-Pés, seguida de uma conversa aprofundando o sentido da solidariedade, do amor e da fraternidade. Já as crianças da Educação Infantil reuniram-se para um lanche pascal. O Pe. Élcio José de Toledo, SJ, coordenador da Pastoral, abençoou os alimentos antes de serem compartilhados.
Para celebrar a Semana Santa, o Colégio Diocesano, em Teresina (PI), começou com uma Procissão de Ramos. Os pequenos encenaram a Via Sacra, refletindo, a cada estação, sobre o convite que Cristo nos faz para caminharmos com Ele e partilharmos de sua fé e esperança. Os estudantes do 2º ao 6º ano assistiram a apresentação da Paixão de Cristo, encenada pelo Grupo de Teatro do Monte Castelo.
A Missa de Domingo de Ramos do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), iniciou no Galpão e partiu em procissão até a Capela Santo Inácio. Para vivenciar o Tríduo Pascal, os estudantes participaram de celebrações em memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. A Celebração do Perdão, realizada na Capela Santo Inácio, teve a amizade como tema, em função da Campanha da Fraternidade 2024. A dinâmica com um cesto de maçãs mostrou aos estudantes que todos somos convidados a dar bons frutos na plantação de Deus neste mundo. Eles ganharam folhas recortadas na forma do fruto, e com as folhas nas mãos, pensaram em todas as vezes que deixaram seus amigos tristes. Em seguida, amassaram as “maçãs”, jogando-as fora, como forma de arrependimento e pedido de perdão. As crianças também vivenciaram a Santa Ceia e a cerimônia do Lava-pés.
Durante a Quaresma, as crianças da catequese do Colégio Medianeira, em Curitiba (PR), experienciaram a Via Sacra. Em Fortaleza (CE), os estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio Santo Inácio participaram da Procissão de Ramos. Eles passaram pelos corredores da escola até chegarem na capela, onde tiveram um momento de representação simbólica da Última Ceia de Jesus.
No Domingo de Ramos, os estudantes que compõem o grupo da Crisma do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), participaram da celebração na Igreja Santo Inácio. Os jovens animaram a liturgia da missa, inclusive com a narração do evangelho. No final da celebração eucarística, os jovens levaram toda a assembleia a vivenciar o momento da Paixão e Morte de Jesus, por meio de uma encenação e efeitos de sonoplastia. Conduzido pela Formação Cristã, a atividade “Pão da Vida” foi realizada com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Reunidos em torno da mesa, assim como fizeram Jesus e seus discípulos na Última Ceia, os estudantes aprenderam que nas mãos de cada um estão as bênçãos de Deus, por isso é preciso saber usá-las para fazer o bem. Como gesto concreto, eles foram convidados a manusear a massa do pão e a depositar essa bênção recebida de Deus no alimento. Cada turma preparou o pão para a turma seguinte. No final, os pequenos tiveram sua ceia com pão e suco.
O Colégio São Luís, em São Paulo (SP), celebrou o Domingo de Ramos com uma missa para alunos, familiares e colaboradores. Antes da celebração, aconteceu o encerramento do Retiro Quaresmal, um período de oração pessoal e partilha daqueles colaboradores que, durante os 40 dias da Quaresma, se dedicaram diariamente à oração pessoal e semanalmente se encontraram para a partilha. Na Escola Nhá Chica, em Montes Claros (MG), as crianças participaram de um teatro sobre a multiplicação dos pães e dos peixes.