Crianças do Colégio Antônio Vieira aprendem sobre gestão escolar em interação com diretores

“Já para a sala do diretor!” Sabe aquela ideia antiga de que ir à sala do diretor era só quando se cometia alguma indisciplina? Uma concepção que não faz qualquer sentido no Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA). Interagir com os estudantes, em um processo contínuo de cuidado e escuta ativa tem sido um marco da direção do colégio. 

Em seu primeiro ano à frente da gestão escolar, o diretor-geral, Prof. Sérgio Silveira, e o diretor acadêmico, Prof. Anderson Rafael Souza, por exemplo, não só vêm recebendo as turmas de estudantes em suas salas, como também têm ido ao encontro deles, no Auditório Mabel Velloso, para momentos bem descontraídos, marcados por muita aprendizagem e a consolidação de uma relação de diálogo, acolhimento e respeito. Os encontros começaram no Vieirinha, unidade do colégio destinada às crianças e pré-adolescentes, do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF). Integrante do Conselho Diretivo, o Pe. Emmanuel Araújo, SJ, também participou de alguns desses momentos.

“Estar com os estudantes do Vieirinha, sobretudo neste ano em que este espaço completa 60 anos, tem sido uma experiência fantástica, seja pela espontaneidade das crianças, pela beleza do espaço que veio se reinventando ao longo dos anos ou pelo ar inspirador de infância saudável que evoca. Os encontros, então, superaram as expectativas, foram leves, lúdicos, formativos e, com toda a certeza, deixaram memórias afetivas em todos nós: crianças e adultos”, declarou o diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira. 

Curiosidades

As rodas de conversa, realizadas nos primeiros três meses de aula, não se limitaram a uma mera apresentação dos novos diretores. Ao contrário, sempre em uma linguagem bem próxima das crianças, conforme a faixa etária, eles se colocaram à disposição para responder perguntas, esclarecendo eventuais dúvidas sobre temas diversos. A maioria quis saber sobre a história do colégio e como ocorre a gestão escolar no dia a dia. 

Sempre bem espontâneas, elas também perguntaram aos diretores sobre seus times preferidos, brincadeiras e brinquedos que eles usaram na infância, além de dicas para um bom desempenho escolar (“para tirar 10 em todas as provas”), entre outras curiosidades. No caso das crianças menores, estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (EF), a visita à Sala da Direção também foi marcada por um brinde especial: lápis decorados com animais bem coloridos, reforçando, de forma lúdica, o projeto político-pedagógico que tem, entre suas premissas, o cuidado com os animais e com o meio ambiente como um todo.

Expectativa e realidade

“Gostei da presença deles para responder as perguntas para a gente conhecer eles melhor, saber um pouco também da vida deles. Eles sempre sorriem muito e ficou tudo bem agradável”, disse Fernanda Neri, aluna do 5º ano, vespertino. “Eu pensei que o diretor fosse tipo mais rígido, sabe? Porque a maioria dos diretores que a gente vê por aí é assim. Então, eles não são aquele tipo que eu imaginava antes, sabe? São bem mais legais do que eu pensava”, revelou o colega Henry Fernando.  

Durante as visitas às salas da Direção, os estudantes puderam sentir, de fato, o que os diretores disseram nos encontros no auditório de que “são os alunos o melhor de tudo em uma escola”. Com sorrisos e abraços, as crianças mostraram-se acolhidas, à vontade, escutadas e respeitadas. “Até cartinhas com sugestões já recebi de tamanha abertura ao diálogo que foi estabelecida”, revela o Prof. Sérgio. 

Sala agora também no Vieirinha

Diante da importância que as crianças manifestaram em estarem próximos dos diretores, o diretor-geral e o diretor acadêmico decidiram criar uma sala de atendimento no Vieirinha. Eles se revezam em dias da semana para estar presentes no local, além de despachar e trabalhar de lá nesses dias, garantindo maior proximidade tanto com as crianças quanto com os educadores. O novo espaço no Vieirinha complementa a Sala da Direção no Vieirão, onde estudam os alunos do Ensino Médio. Agora, com essa presença constante, os diretores podem circular ainda mais entre as crianças, atendendo-as, assim como aos professores, coordenadores e orientadores. “Acredito que só se ama quem se conhece e é com essa máxima que desejo me fazer cada vez mais próximo de nossos estudantes”, afirmou o diretor-geral.

O diretor acadêmico também destacou a importância dos encontros com os estudantes. ”Fizemos um primeiro movimento de falar com eles no Mabel Velloso; depois, trouxemos para conhecer o espaço onde trabalhamos e, também, no dia a dia, quando circulamos pelos pátios da escola, convivendo, interagindo, conversando, saudando uns aos outros. É uma experiência, portanto, de encontro que também se inspira no que nos ensina Jesus, quando ele sinaliza que devemos deixar que as crianças venham a nós. Então, esses encontros com as crianças também nos enchem de energia, estreitando laços e também para que elas percebam que a direção do colégio está ali no dia a dia na caminhada deles e acessível a eles”, concluiu.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

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