Dez anos de canonização de São José de Anchieta são celebrados pelas unidades da RJE

O dia 09 de junho é dedicado à celebração de São José de Anchieta, o padroeiro do Brasil. Natural de San Cristóbal de La Laguna, na Ilha Canária de Tenerife, Anchieta, ainda adolescente, consagrou-se inteiramente aos cuidados da Virgem Maria. Aos 17 anos, ingressou na Companhia de Jesus e, aos 19, veio para o Brasil junto com um grupo de missionários, onde viveu mais de 44 anos. Escritor da primeira gramática Tupi, o jesuíta ficou conhecido por ser amigo dos povos originários e da natureza, sempre valorizando a sua importância. Em 2024, é comemorado os dez anos da sua canonização e, para marcar a data, as unidades da RJE prepararam atividades especiais.

Em Porto Alegre (RS), o Colégio Anchieta reuniu a comunidade anchietana na Igreja da Ressurreição para um lucernário. Jesuítas, professores, colaboradores administrativos, lideranças da APM, antigos alunos e escoteiros participaram da celebração. Conduzidos por músicos da Escola de Artes e pelo coral dos professores, juntamente com o Show Musical Anchieta, os presentes foram levados à interiorização em cada refrão meditativo cantado, celebrando nosso patrono com arte e espiritualidade. O ícone do Bom Pastor foi pintado por alunos da disciplina de eletiva de artes, especialmente para o lucernário. Nas redes sociais da instituição, foram postados vídeos contando brevemente a história de Anchieta.

As homenagens no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), iniciaram na sexta-feira, 07 de junho, ao som do toque dos sinos e com uma proposta de oração simultânea, agradecendo a Deus por São José de Anchieta e refletindo sobre como sua vida e missão nos ajudam a impactar positivamente nossas realidades. No sábado, 08/06, foi realizada uma peregrinação de 8 km, marcada pela reflexão a respeito da ecologia integral, e um grupo de antigos professores se reuniu para uma missa e um almoço festivo. No domingo, 09/06, aconteceu a missa especial e após, no hall de entrada do Colégio, uma apresentação do Hino de São José de Anchieta, tocado ao piano, encerrou as festividades com bolo e chocolate.

No Arraial Solidário do Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo (SP), foi construída uma réplica do Pateo do Collegio, que é uma obra apostólica da Companhia de Jesus que, à luz da fé cristã e da espiritualidade inaciana, visa ajudar a promover a dignidade da pessoa humana através de atividades histórico-culturais e religiosas. O objetivo foi homenagear o espaço onde São Paulo nasceu e que devota São José de Anchieta.

No início do mês de junho, estudantes e educadores do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), participaram, pelo segundo ano, da Peregrinação de Anchieta. A experiência individual e coletiva estimula o crescimento humano e espiritual dos participantes, fortalecendo laços e aprofundando a espiritualidade. Na atividade, o grupo caminhou do litoral de Meaípe em direção ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Espírito Santo.

Compartilhe esta informação: