Os valores da educação jesuíta: uma jornada pessoal

O Identificador Global #10 “As Escolas Jesuítas estão comprometidas com a Aprendizagem ao Longo da Vida” afirma que “…o sucesso final do nosso esforço educacional não pode ser medido por quem é o graduado no momento da formatura. Em vez disso, a dádiva da escolaridade jesuíta é melhor medida pela forma como os formandos se envolvem na vida nas décadas após a formatura. As perguntas parcialmente respondidas que surgiram na sala de aula continuaram a ser feitas e repetidas ao longo da vida? As possibilidades promovidas pelo networking e pelo encontro autêntico deram frutos em decisões futuras nos negócios, na vida pessoal e na busca religiosa?”, e “Um encontro com Cristo através do Espírito fez diferença na forma como o graduado discerniu questões de carreira, estilo de vida , valores, medidas de sucesso ou fracasso?” (Colégios Jesuítas Uma Tradição Viva no séc. XXI, 2019).

Para responder a estas questões, com a ajuda da União Mundial de Antigos Alunos Jesuítas (Wuja), convidamos Xavier Vila Fernández-Santacruz para partilhar a sua opinião sobre a continuidade dos valores jesuítas ao longo da vida, independentemente do campo em que atuamos:

Crescendo como estudante no Jesuites Sarrià-Sant Ignasi, em Barcelona, e posteriormente me formando na Universidade Pontifícia Comillas, tive o privilégio de estar imerso na rica tradição da educação jesuíta durante mais de 17 anos. Esta experiência moldou profundamente os meus valores e perspectivas, particularmente através do princípio fundamental ‘homens e mulheres para os demais’, articulado pelo Pe. Pedro Arrupe, em Valência, há 50 anos. Este princípio orientador deixou uma marca indelével na minha vida, influenciando não só o meu desenvolvimento pessoal, mas também as minhas aspirações profissionais e o meu enquadramento ético.

Homens e mulheres para os demais

A frase ‘homens e mulheres para os demais’ resume um ideal jesuíta fundamental que enfatiza o altruísmo, a empatia e o compromisso com a justiça social. A visão do Padre Arrupe, apresentada há meio século, apela aos indivíduos para que transcendam as ambições pessoais e trabalhem para a melhoria da sociedade. Este princípio não é apenas uma construção teórica, mas uma realidade vivida nas instituições jesuítas, onde os alunos são incentivados a participar de serviços comunitários, iniciativas de justiça social e práticas reflexivas que promovem um profundo sentido de responsabilidade para com os outros.

A influência da educação jesuíta

No Jesuites Sarrià, os meus anos de formação foram marcados por uma educação que priorizou a excelência acadêmica ao lado do desenvolvimento moral e ético. O currículo foi projetado para nos desafiar intelectualmente e, ao mesmo tempo, incutir um forte senso de consciência social. Atividades como voluntariado, projetos de justiça social e retiros espirituais foram partes integrantes da nossa educação, ensinando-nos a ver os nossos privilégios como oportunidades de servir os outros.

Ao fazer a transição para o Icade, na Universidade Pontifícia Comillas, descobri que os valores jesuítas que internalizei continuaram a ser reforçados. A ênfase da universidade na liderança ética, no pensamento crítico e numa perspectiva global preparou-nos não apenas para o sucesso profissional, mas também para papéis como agentes de mudança num mundo complexo. O rigoroso ambiente acadêmico do Icade foi complementado pelo foco no desenvolvimento de líderes conscientes do seu impacto na sociedade e comprometidos em fazer uma diferença positiva.

Papéis de alta responsabilidade e valores jesuítas

Uma questão crítica que se coloca é se o valor jesuíta de ser ‘homens e mulheres para os demais’ é compatível com a ocupação de cargos de alta responsabilidade, especialmente em áreas como as finanças. A percepção da indústria financeira inclina-se frequentemente para a maximização do lucro e o interesse próprio, aparentemente em desacordo com os princípios altruístas da educação jesuíta. No entanto, acredito que os dois podem ser integrados harmoniosamente.

Funções de alta responsabilidade, incluindo as de finanças, oferecem plataformas únicas para efetuar mudanças sociais significativas. Os líderes nestas posições têm o poder de influenciar as políticas corporativas, defender práticas éticas e impulsionar iniciativas que promovam a sustentabilidade e a equidade social. Indivíduos com formação jesuíta, equipados com uma forte bússola moral e um compromisso com o serviço, estão numa posição única para orientar as organizações em direção a caminhos mais responsáveis ​​e impactantes.

Ser um agente de mudança

Ser um agente de mudança no mundo financeiro significa aproveitar a própria posição para promover a transparência, a integridade e a justiça. Envolve a defesa da responsabilidade social das empresas, a garantia de que as práticas financeiras não exploram as comunidades vulneráveis ​​e a promoção do crescimento económico inclusivo. Ao defender o princípio jesuíta de ‘homens e mulheres para os demais’, os profissionais podem desafiar o status quo e introduzir reformas que se alinhem com os padrões éticos e a justiça social.

Na minha carreira, procuro incorporar esses valores, buscando ativamente oportunidades de contribuir para iniciativas que gerem resultados sociais positivos. Seja através de estratégias de investimento ético, projetos de desenvolvimento comunitário ou defesa de políticas, o objetivo é usar as minhas competências e influência para beneficiar outros e criar uma sociedade mais equitativa. Para ser sincero, em mais de 30 anos em finanças, encontrei algumas situações injustas e visões de alto nível desconectadas da realidade do mundo, como a vida é em qualquer área. Tive que tomar decisões difíceis. Modestamente, acredito que fui capaz de lidar com isso e, quando não consegui aceitar, por qualquer motivo, tive que me afastar. Não tem sido fácil e, profissionalmente, o discernimento nem sempre ajuda a carreira, mas acredito que se isso acontecesse novamente, eu faria exatamente o mesmo.

Gestão da mudança e valores jesuítas

Um dos assuntos que me chamou a atenção desde os primeiros anos da minha carreira profissional bancária foi a descoberta de aspectos relacionados com a gestão e melhoria da mudança, tanto contínua como disruptiva. Isto permitiu-me trabalhar intensamente como Head of Corporate Total Quality Management na minha empresa (presente em 35 países) e desenvolver metodologias e projetos claramente orientados para a transformação organizacional. Qualidade, entendida como excelência empresarial, abrange todas as áreas da empresa (da estratégia aos processos, pessoas, finanças, resultados e impacto social).

Outra área intimamente relacionada que pude explorar e desenvolver foi a inovação, a capacidade de gerar novo valor e a constante reavaliação da situação atual. Se não houver razão para interromper uma iniciativa, deixe-a prosseguir. Ambientes que inicialmente parecem avessos ao risco e resistentes à mudança podem parecer desfavoráveis, mas sem dúvida, se estes conceitos forem acreditados desde o topo da organização, a mudança torna-se uma realidade. Foi uma experiência muito positiva trabalhar profundamente nessas áreas e algo de todas essas experiências permanece na evolução da carreira, e mais tarde, em diferentes áreas de negócio, conseguimos incorporar esses valores na nossa ‘escada’ de vida, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Acredito verdadeiramente que todas estas metodologias, de uma forma ou de outra, estão alinhadas com a base jesuíta que todos herdamos na sala de aula. Curiosamente, ao interagir com outros profissionais, descobrimos que partilhávamos a mesma formação jesuíta de diferentes partes do mundo dentro da mesma empresa.

Em suma, a educação jesuíta, com a sua ênfase no desenvolvimento holístico e na responsabilidade social, molda profundamente os indivíduos para se tornarem líderes que não são apenas competentes nas suas áreas, mas também comprometidos com o bem maior. Todos os princípios declarados por Padre Arrupe são um poderoso apelo à ação que permanece relevante até hoje, instando-nos a usar os nossos talentos e posições de influência para causar um impacto positivo no mundo. À medida que navegamos nas nossas carreiras, especialmente em funções de alta responsabilidade, devemos lembrar que o verdadeiro sucesso não é medido pelo ganho pessoal, mas pela mudança positiva que trazemos à sociedade. Neste sentido, a pergunta que devemos colocar-nos a cada momento das nossas vidas, seja aos 15, 30 ou 80 anos, é: o que mais podemos fazer para melhorar o mundo complexo em que vivemos?

Fonte: Educate Magis

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