O que um laboratório, uma eletiva de Química e a apresentação de receitas gastronômicas têm em comum? Os estudantes da disciplina eletiva de Química Aplicada do Colégio Catarinense, em Florianópolis, ministrada pelo professor Henrique de Avila, apresentaram os seus projetos finais do primeiro semestre para professores avaliadores. Receitas de bolo, cookie, macarrão, biscoito, mousse e trufa foram criadas pelos alunos que aprenderam, com a mão na massa, como a química pode ser aplicada na prática, passando por toda a elaboração da receita, quantidades dos produtos, solvência e crocância, sabores e consistência, até o valor nutricional de cada produto. Os grupos aprenderam, ainda, a calcular o valor investido na produção e a buscar margem de lucro, caso fossem comercializar o produto.
A proposta da disciplina, oferecida aos alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio, é fazer com que os alunos tenham vivências significativas no laboratório de Química, explica o professor. “Como professor, percebemos que, às vezes, o ensino de Ciências está desconectado da realidade dos estudantes, por isso, um dos objetivos dessa disciplina é fazer com que eles aprendam ciência por meio de atividades corriqueiras. O objetivo é que seja uma experiência criativa, porque os alunos tiveram que desenvolver um produto, pensar na criação de uma marca, no marketing, aprender a calcular o preço e obter lucro, além de desenvolver as receitas, testar e aprender a importância e a necessidade de pesar os ingredientes”, salienta o docente.
Na disciplina, os alunos estudaram as unidades de medida necessárias para o desenvolvimento do projeto, depois o conhecimento químico foi aplicado para a construção de tabelas nutricionais dos alimentos e para o particionamento das porções a fim de obter os valores diários dos nutrientes de cada uma das receitas. “A tabela nutricional, com base nos ingredientes, foi construída pelos alunos do zero. Nesse processo, foram feitas explicações sobre o significado da tabela, por que ela é definida em porções de 100 gramas, sua importância para uma dieta adequada, a unidade de energia, a bomba calorimétrica e o que significa caloria, por exemplo”, explica Henrique.
A interdisciplinaridade da proposta educativa do Colégio Catarinense é um dos diferenciais das disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio. No total, são oferecidas 29 trilhas aos alunos do Novo Ensino Médio.
Fonte: Colégio Catarinense