• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Diretor da RJE é o mediador do último dia do II JESEDU-Jogja2024

O II Seminário  JESEDU-Jogja2024 chegou ao fim nesta sexta-feira, 28 de junho. Ao longo de toda a semana, os participantes dedicaram-se à reflexão, à oração, à escuta e à troca de experiências sobre os desafios e possibilidades da educação na fé em contextos de secularização e diversidade religiosa. Eles também discutiram o papel da espiritualidade inaciana na formação da fé dos alunos e da comunidade educativa e o significado da evangelização nas escolas jesuíticas nos diversos contextos.

O diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, foi o mediador do último dia do evento, que contou com a palestra do Pe. Daniel Patrick Huang, SJ, professor da Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e moderador do Programa de Renovação dos Missionários, que faz parte da mesma faculdade. De 2004 a 2008 foi superior provincial da Província dos Jesuítas das Filipinas e, de 2008 a 2019, conselheiro geral e assistente regional para a Ásia-Pacífico. O Pe. Huang abordou a evangelização em ambientes multirreligiosos e seculares, enfatizando a abordagem inaciana focada na construção de relacionamentos e na escuta ativa. Inspirado pelo Papa Francisco, ele sublinhou a importância dos modelos bíblicos de evangelização, como os “modelos querigmáticos” e o “modelo de Emaús”, para redefinir a educação religiosa como uma experiência pessoal e comunitária significativa. Esta abordagem destina-se a promover a liberdade espiritual e o encontro genuíno com Deus.

Durante a conversa aberta entre os participantes e o palestrante, o foco foi a relevância de desenvolver modelos de evangelização e educação que possam ajudar a construir identidades claras e ao mesmo tempo abertas e acolhedoras. Também é preciso que eles promovam o diálogo e as conexões entre alunos e educadores. Os participantes destacaram que esses esforços são fundamentais em contextos de crescente polarização, busca de sentido e pertencimento. No JESEDU-Rio2017, o superior geral, Pe. Arturo Sosa, SJ, partilhou que “é urgente que as nossas instituições sejam espaços de investigação pedagógica e verdadeiros laboratórios de inovação didática”. Neste JESEDU-Jogja 2024, o convite continua a ressoar através das experiências partilhadas. Na rodada final de troca de experiências de todo o mundo, os participantes viram como as escolas jesuítas na Colômbia e na Índia, como parte de uma comunidade global, continuam a aprofundar a formação da fé a partir de uma perspectiva inaciana, cada uma em seu contexto diferente, sempre desafiador.

O Pe. Rodolfo Abello, SJ, presidente da Associação dos Colégios Jesuítas da Colômbia (Acodesi), apresentou os fundamentos e horizontes de uma nova proposta educacional que busca responder ao contexto de mudança e secularização que as escolas estão enfrentando. O Pe. John Kennedy, SJ, da Conferência Jesuíta do Sul da Ásia (JCSA), destacou o contexto da educação jesuítica na região, tão marcada pela diversidade religiosa.

À tarde, os participantes se reuniram nos grupos de conversa inacianos para compartilhar os principais convites, reflexões e perguntas que surgiram durante o JESEDU-Jogja2024. O Pe José Mesa, SJ, secretário para o Ensino Secundário e Pré-secundário da Companhia de Jesus, conduziu a última sessão plenária e apresentou um rascunho da declaração final, que será publicada nos próximos dias. Ele expressou a sua gratidão a todos os participantes e organizadores do JESEDU-Jogja2024 e anunciou que o próximo encontro da Rede Global Jesuíta de Colégios, o II Congresso JESEDU, será realizado em Montreal, Canadá, em 2027.

“Nós refletimos aqui neste espaço sobre a educação católica no século XXI e como que essa mesma educação pode ser trabalhada numa perspectiva da espiritualidade inaciana, do diálogo inter-religioso, do encontro entre as culturas, de uma fé com profundidade, e também como que, ao longo do nosso currículo, ao longo das nossas práticas, nós podemos tornar isso realidade. Eu agradeço por todo o empenho de cada um, eu agradeço pelas orações e eu peço para que a nossa Rede se junte à rede global e juntos, mais uma vez, possamos educar no século XXI com uma fé profunda, significativa e imersa nos currículos dos nossos colégios”, afirmou Guidini. Além de Guidini, o diretor-geral do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), Pe. Edison de Lima, SJ, também compôs a delegação brasileira de representação da Federação Latino-americana dos Colégios Jesuítas (Flacsi).

Texto e fotos: Educate Magis

Confira as notícias relacionadas:

Como formar uma fé profunda em nosso contexto secular atual?
Peregrinação marca o terceiro dia do JESEDU-Jogja2024
Diálogo inter-religioso é o tema do segundo dia II JESEDU-Jogja2024
RJE participa do II Seminário JESEDU-Jogja2024, na Indonésia

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.Ok