Seminário no Cepac reflete sobre a Pedagogia Inaciana e os espaços educacionais

O Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (Cepac), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, no final do mês de junho, o 1º Seminário de Educação Infantil, com a temática Educação integral inaciana: Contexto, Projeto e Aprendizagens na Infância. A abertura do evento foi realizada pela diretora geral, Ana Tobias, que destacou que a atividade é fruto da construção participativa dos educadores para a ressignificação do Projeto Político Pedagógico da unidade e inicia as atividades celebrativas dos dez anos do Cepac. 

O evento iniciou com a mesa temática Pedagogia Inaciana, com os assessores pedagógicos da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, e Ana Loureiro, e mediada pela diretora pedagógica do Cepac, Deise Oliveira, e pela orientadora pedagógica, Márcia Armond. Eles abordaram, respectivamente, os 21 traços distintivos da Pedagogia Inaciana e a Pedagogia Inaciana na Educação Infantil.

Para encerrar a manhã, a assistente social Thayná Vianna mediou a segunda mesa temática Infância, Educação e Desigualdades Sociais”, com as professoras do Centro de Estudos Psicopedagógicos Pró-saber, instituição parceira da rede social local, Cecília Teixeira e Simon Macedo. À tarde foi realizada a palestra Práticas pedagógicas na educação infantil: vamos falar sobre inclusão, com a professora Maria Alice Manhanini. A docente iniciou a sua fala com base no livro O silencioso mundo de Flor, trazendo as abordagens sobre as práticas pedagógicas inclusivas, metodologias ativas, TDICs e DUA. Nesta perspectiva, Maria Alice trouxe uma proposta prática com a realização de três oficinas, um momento importante de interação entre educadores dos colégios e instituições presentes. A atividade foi mediada pelo agente de Formação Cristã e coordenador interno do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), João Mello.

Estiveram presentes educadores do Colégio dos Jesuítas (MG), Colégio Loyola (MG), Colégio Anchieta (RJ) e Colégio Santo Inácio (RJ), além de educadoras das obras em educação que compõem o Núcleo Apostólico, Casa Santa Marta – Asia e Associação Padre Anchieta.

Fonte: Cepac

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