Foram, exatamente, 51.237 grupos inscritos de colégios de todo o Brasil para a 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Após seis etapas seletivas, a equipe do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), integrada pelos estudantes Alexandre Peltier, João Felipe Matos e Mallu Vieira de Castro, foi classificada para a Grande Final da ONHB, a ser realizada nos dias 24 e 25 de agosto, na Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo (SP). Acompanhados pela professora de História, Isabela Mendonça, que estreou este ano como orientadora na competição, os estudantes vão agora disputar as medalhas de ouro, prata, bronze e cristal com outras 340 equipes finalistas.
“Já havia ficado muito feliz por estrear na competição com quatro equipes na semifinal, e agora ir para a final com uma delas me causou uma grande alegria, até porque são alunos que acompanhei, ainda no Vieirinha, e sei que sempre manifestaram esse gosto por História. Ver esses frutos começando a aparecer de uma forma mais concreta, é muito gratificante para a gente que é professor”, declarou a Isabela, que ainda ressaltou o apoio da escola, do Departamento de História e das famílias dos estudantes “que também ficaram bastante envolvidas em todo o processo”, como frisou. Outras quatro equipes do Ensino Médio do Vieira, orientadas pelo professor Thiago Palma, também foram semifinalistas.
A participação na ONHB se dá em equipes, formadas por um professor de História e três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio de escolas públicas e particulares. São seis fases on-line que foram realizadas entre maio e junho. Cada etapa da Olimpíada tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A proposta é que as equipes pesquisem e discutam as questões apresentadas, tendo assim, a oportunidade de aprender durante a participação. A fase final é composta por uma prova dissertativa.
Fonte: Colégio Antônio Vieira