• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Artigo: “O meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida”

Por Osman Barbosa, biólogo e mestre em Imunologia, atuando como professor de Biologia no Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA)


A Ecologia e os problemas ambientais assumem posição de destaque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É estratégico trabalhar esses temas com os jovens, pois eles serão os futuros profissionais que certamente serão desafiados a encontrar as soluções. Além de prepará-los para as provas, é preciso trabalhar para que eles tomem consciência do seu importante papel nas decisões das políticas econômicas e sociais.

O mundo hoje discute os impactos do aquecimento global e o Brasil está no centro dessas discussões. As políticas sociais e econômicas estão sendo elaboradas dentro da perspectiva ambiental e implicar os jovens se faz necessário. Serão eles os mais afetados e, por isso mesmo, deverão estar preparados para a elaboração de projetos que anulem ou minimizem os impactos negativos causados pela ação humana no meio ambiente, como estamos vendo atualmente com o caso das queimadas que se espalham pelo país, grande parte com indícios de atuação criminosa.

Para além do Enem, fazer a diferença

O conhecimento da dinâmica ambiental e dos fenômenos naturais do nosso planeta devem ser prioritários dentro do projeto pedagógico de uma escola. A formação de jovens com habilidades e competências no campo ecológico e ambiental é hoje extremamente importante. Além da formação teórica é necessário incentivar os trabalhos de campo que colocam os jovens em contato direto com a natureza e os seus problemas.

Ecologia vem da junção das palavras “oikos” e “logos” que significam respectivamente “casa” e “saber”. Conhecer a nossa “Casa Comum” e trabalhar para que ela seja cuidada e preservada se faz cada vez mais necessário nesse mundo de constantes mudanças.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.Ok