Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana

Conectar, inspirar e mobilizar jovens para desenvolverem habilidades de liderança, voltadas para um mundo mais justo, a partir dos princípios da espiritualidade cristã inaciana. Com esta proposta, a Formação Cristã do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), em parceria com o Serviço de Orientação Educacional (SOE), desenvolveu uma atividade especial de formação para um grupo de estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF). O Encontro de Jovens Transformadores (EJT), realizado em diversos espaços de aprendizagem do Vieira, promoveu atividades lúdicas, palestras, debates e dinâmicas diversas, buscando agregar à formação escolar dos estudantes elementos que lhes possibilitem compreender os desafios existentes no Brasil e no mundo.

“O EJT é um encontro que configuramos para que os alunos do 8º e 9º anos possam desenvolver a liderança inaciana e, para isso, oferecemos ferramentas para que eles possam pensar, refletir para que possam ser desafiados a ser luz, a ser sal, em nossa escola, na sociedade, no mundo, transformando as nossas relações”, declarou o pastoralista William Tavares. A maioria dos estudantes participantes foi convidada pela Formação Cristã a se inscrever para o evento, a partir do perfil de liderança já revelado em atividades no dia a dia escolar. 

A ideia da equipe da Formação Cristã com o EJT é, justamente, proporcionar “um espaço para os primeiros passos de conscientização e aprofundamento sobre questões sociais, ambientais e humanas, alinhadas à proposta educativa jesuítica de promover a formação integral dos jovens para que possam ser protagonistas de sua educação, história e futuro”, como destacaram os pastoralistas. “Um dia de descontração, reflexão, oração e integração”, resumiram. 

Escuta ativa e discernimento

Durante o evento, “foram trabalhadas questões, como liderança inaciana e suas características, incentivando os jovens a internalizar e praticar os valores de escuta, discernimento, reflexão e missão de forma concreta e acessível, no sentido de se tornarem líderes mais conscientes e preparados para enfrentar desafios”, como ressaltou a equipe da Formação Cristã. “O EJT foi uma experiência única que, com certeza, vai ficar marcada no meu coração. Fiquei muito encantada com cada dinâmica, em que a gente aprendia a ser cada vez mais líder, escutando mais o próximo, entre outros ensinamentos. Foi uma experiência incrível”, declarou Helena Furtado, estudante do 9º ano.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

Compartilhe esta informação: