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Alunos do Colégio São Luís estudam sobre Patrimônios Material, Natural e Cultural da Humanidade

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I do Colégio São Luís, em São Paulo (SP), estão embarcando em uma empolgante jornada para explorar os Patrimônios Material, Natural e Cultural da Humanidade. O projeto interdisciplinar oferece a oportunidade de aprender sobre patrimônios locais e nacionais, aplicando o conhecimento de forma prática. Ao mapear patrimônios tanto ao redor do Colégio quanto em outras regiões, as crianças estão desvendando a rica história desses locais e reconhecendo a importância de preservar esses bens, fundamentais para a nossa identidade cultural. 

Para aprofundar o aprendizado, especialistas foram convidados a compartilhar seus conhecimentos. Em maio, Fernando Brega, que participou da Comissão de Escolha e Preservação de Patrimônios Materiais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pai de aluno, compartilhou com os estudantes seu conhecimento sobre a preservação de patrimônios. As discussões mostraram como cada decisão sobre preservação é crucial para manter vivas as nossas tradições. 

Em um momento seguinte, Renata Ferreiro Palloni, procuradora federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e mãe de aluna, trouxe reflexões sobre a importância dos patrimônios naturais e culturais. Com uma apresentação clara e acessível para as crianças, Renata explicou como a AGU defende esses bens que pertencem a todos nós, citando exemplos como a preservação de parques nacionais, reservas ambientais e sítios históricos, reforçando a importância de protegê-los para as futuras gerações. 

Em agosto, a pedagoga Isaura Bonavita, especialista em patrimônio cultural do Arquivo Público do Estado de São Paulo, contribuiu com sua experiência ao falar sobre a importância das cartas patrimoniais, documentos que orientam a preservação de bens culturais. Ela apresentou exemplos locais, como a Estação da Luz e o Parque Ibirapuera, e discutiu como o patrimônio vai além de construções, abrangendo tradições culturais, como a capoeira e o samba de bumbo paulista. 

Por fim, os alunos realizaram dois Estudos de Campo enriquecedores. O primeiro foi realizado no Museu de Zoologia, onde tiveram a oportunidade de entender como a preservação da biodiversidade também está relacionada à proteção do nosso patrimônio natural e cultural. O museu é um espaço que conecta o passado com o presente, demonstrando a importância de cuidar tanto da nossa história quanto dos recursos naturais. 

O segundo local a ser visitado foi o Sítio do Sol, no qual os estudantes tiveram contato direto com a cultura indígena, conhecendo seus costumes, narrativas e materiais. Essa vivência permitiu que refletissem sobre a preservação das tradições e dos saberes indígenas, em harmonia com o objetivo de proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do Brasil, conforme a meta 11.4 do ODS 11 da Unesco, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos e sustentáveis.  O projeto tem como objetivo ensinar as crianças sobre os patrimônios ao seu redor e inspirá-las a contribuir ativamente para a preservação e proteção desses bens, formando futuros guardiões da nossa herança cultural. 

Fonte: Colégio São Luís

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