O Grêmio Ethos, responsável por representar os estudantes do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (BH), deu um passo importante ao lançar um jornal escolar, retomando uma prática tradicional de gestões anteriores. A primeira edição, publicada no mês de outubro, aborda desde notícias e projetos de séries até eventos educativos e esportivos. Ele também abre espaço para textos de antigos alunos e estudantes atuais, reforçando a conexão entre diferentes gerações do Loyola.
O projeto tem como objetivo principal proporcionar um espaço onde os estudantes possam expressar suas ideias, compartilhar experiências e, principalmente, exercer o protagonismo estudantil. A partir de uma linguagem jovem e acessível, o jornal busca não apenas informar, mas também divertir, tornando-se um ponto de lazer e troca de informações entre os alunos.
Lara Pace, presidente do Grêmio, conta que o jornal surgiu como uma ferramenta de mudança e de conscientização para engajar mais estudantes a serem protagonistas. “Os membros do Grêmio Júnior, dos 7º e 8º Anos, falaram sobre a necessidade e a importância de manter todos os alunos da comunidade escolar informados sobre os acontecimentos da escola. O Loyola tem muitas oportunidades a oferecer para os estudantes, e muitos deles não têm ciência das múltiplas oportunidades disponíveis, então, assim, surge o Jornal Loyola”, afirmou.
Fonte: Colégio Loyola