Na tarde de quinta-feira, 17 de outubro, a assessora de Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil, Ana Claudia Klein, foi a convidada do encontro Gestão estratégica de comunicação e a importância do papel do comunicador na instituição de ensino. A iniciativa integra o Fórum de Comunicação e Marketing da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), cujo objetivo é estabelecer um espaço estratégico e contínuo de diálogo entre os gestores de Comunicação e Marketing das instituições, assim como a troca de ideias, de boas práticas e de estratégias inovadoras, enfatizada como fundamental para enfrentar os desafios da área. Proporcionar momentos de formação aos profissionais e elaborar documentos norteadores também são premissas deste projeto.
Depois de contar um pouco sobre a sua trajetória profissional, com destaque para a implementação do setor de Comunicação e Marketing do Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), Ana Klein trouxe alguns conceitos de comunicação e apresentou dois documentos que podem servir de inspiração para os demais comunicadores de instituições católicas: A Identidade da Escola Católica para uma Cultura do Diálogo, preparada pela Congregação para a Educação Católica e que oferece reflexões e diretrizes mais detalhadas e atualizadas sobre o valor da identidade católica das instituições escolares na Igreja; e Comunicação em um colégio jesuíta do século XXI: elementos para reflexão, da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi), que apresenta uma série de referências sobre a importância que a comunicação tem no apostolado educativo da Companhia de Jesus.
Por fim, a gestora do Setor de Comunicação e Marketing do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), Aidil Brites, apresentou o case da instituição na área de comunicação estratégica. “Momentos como este, que promovem o diálogo, a formação contínua e a troca de experiências entre os profissionais de Comunicação e Marketing das instituições são fundamentais para que possamos potencializar, juntos, a educação católica e mostrar a força que ela tem na sociedade. Além disso, poder contar com representações com vasta experiência, dentro de uma rede, como os Jesuítas, que alcança significativos resultados, inspira os comunicadores”, avalia Anna Catarina Fonseca, gerente de Comunicação e Marketing da Anec.