O ambiente escolar é dinâmico e cheio de estímulos. Há o ritmo das aulas, as demandas dos deveres, as avaliações…professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar estão constantemente imersos em atividades que exigem concentração. No entanto, o momento de parar, refletir e se autoconhecer é fundamental para o equilíbrio emocional e o desenvolvimento integral do ser humano.
Possibilitar momentos de pausa para respirar e reconectar-se consigo mesmo pode ser uma poderosa ferramenta no processo de aprendizagem. Ao refletir sobre suas próprias emoções, escolhas e valores, o indivíduo se torna mais consciente de seu papel no mundo e nas relações que constrói. E, ao integrar essa prática no espaço escolar, cria-se uma atmosfera que favorece o crescimento pessoal e coletivo, essencial para a formação de cidadãos mais reflexivos, éticos e comprometidos com o bem comum.
Em 2021, o Colégio São Luís, em São Paulo (SP), incorporou ao currículo do Ensino Fundamental I o componente Pausa Inaciana, para ajudar os estudantes a desenvolver a capacidade de cultivar a vida interior, formar valores e atitudes livres e fraternas e desenvolver habilidades socioemocionais e sociomorais, como autorregulação, relacionamento, consciência social, valorização do silêncio, automotivação e autoconfiança. “Esse componente tem como fundamento a espiritualidade inaciana, de modo especial, o exame espiritual, e se utiliza de recursos de Mindfulness e atenção plena, além de outras ferramentas metodológicas de meditação, conscientização e colaboração”, explica Janaina Gallo Costa, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I. As atividades são desenvolvidas diariamente com os estudantes do 2º ao 5º ano, a partir de um planejamento que considera eixos temáticos e objetivos de aprendizagem específicos para cada ano.
As educadores responsáveis participam de formações regulares que abordam tanto as especificidades da espiritualidade e pedagogia inacianas quanto a base científica do Mindfulness e da atenção plena. “Entre as práticas para as quais elas são preparadas, destaca-se o desenvolvimento da interioridade segundo a perspectiva inaciana, que vai além de uma busca por intimismo fechado ou autoproteção em relação ao mundo externo e às outras pessoas. Ao contrário, suscita uma abertura generosa ao mundo e uma maior sensibilidade para reconhecer a presença divina, deixar-se afetar pelas experiências e discernir com liberdade as escolhas cotidianas”, completa Janaina.
No Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), as Pausas Inacianas estão presentes em diversos momentos, espaços e segmentos e são inspiradas na afirmação do Pe. Adolfo Nicolás, SJ, superior geral da Companhia de Jesus entre 2008 e 2016: “a educação dos nossos corações e o caminho para formar um novo tipo de humanidade começam no silêncio. A capela que carregamos dentro de nós mesmos, o tempo todo, não é assim?”. As pausas ensinam os estudantes a criarem espaços de silêncio, no meio do barulho, e são um convite ao primeiro exercício de discernimento, por meio de uma escuta ativa de seu interior, estruturada em passos ou momentos que fomentam uma aprendizagem comunitária. “A Pedagogia Inaciana, fundamentada na experiência de Santo Inácio em seu encontro com Deus, apresenta ‘um modo de proceder’ que todos podem adotar para promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Não se trata apenas de combinar excelência acadêmica e formação humana. Mais do que isso, trata-se de uma proposta educacional que realiza uma formação humana de excelência, integrando aprendizados que se perpetuam ao longo da vida”, afirma Marcely Jardim, assessora de Formação Cristã.
Espiritualidade na infância
A Pausa Inaciana faz parte da rotina da turma do Beija-Flor da Escola Nhá Chica, em Montes Claros (MG). Os pequenos são convidados a parar por um instante, respirar profundamente e se conectar com Deus e consigo mesmos. Por meio dessa prática, conduzida pela professora Josely Rodrigues, as crianças aprendem a valorizar o momento presente e a reconhecer suas emoções. No Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental visitam a Igreja Santo Inácio para mergulhar na espiritualidade inaciana.
Semanalmente, as crianças da Educação Infantil do Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), vão à capela para os momentos de espiritualidade e são convidadas para uma meditação. Os pequenos fazem um exercício de respiração, fecham os olhos e conseguem estar em um estado de atenção plena. Já no projeto Interação, os estudantes de três a cinco anos participam da Oficina de Meditação em diferentes espaços da escola. Eles aprendem técnicas de respiração, concentração e consciência corporal.
“A meditação na infância tem o objetivo de estabelecer uma harmonia entre o pensamento, os sentimentos, o comportamento e a natureza. Dentro da espiritualidade inaciana, somos orientados a seguir alguns passos para uma Oração de Meditação, onde a pessoa é convidada a dispor-se, a preparar-se, a situar-se, a meditar e revisar. Mesmo na Educação Infantil, a meditação surge como exercício para o desenvolvimento de uma sensibilidade importante para a espiritualidade cristã e inaciana. Trata-se de um gradativo reconhecimento do mundo interior da criança e do outro, bem como da natureza. É ser capaz de reconhecer o Deus que se manifesta na vida, em tudo”, destaca Irineu Schütz, orientador religioso, espiritual e pastoral da Educação Infantil.
Pausa reflexiva para as famílias e colaboradores
Os grupos de liderança inaciana do Ensino Fundamental 2 do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), e suas famílias, participam do Encontro Magis, uma celebração e confraternização em que os estudantes partilham um pouco da sua caminhada ao longo deste ciclo. Em 2024, o evento contou com três diferentes momentos, em que os alunos realizaram apresentações artísticas, promoveram a Feira da Liderança Inaciana, com oficinas e atividades orientadas pelos estudantes, e organizaram a Mística e conclusão no Pátio do Sino.
O Santo Inácio também proporciona aos pais de diversas séries a Pausa Inaciana, um momento especial de oração, vivência e partilha relacionado à espiritualidade do Advento. No último encontro, em 09 de novembro, os responsáveis dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental vivenciaram esse tempo de preparação para o Natal que convida a contemplar a alegria e a simplicidade da manjedoura, preparando o coração dos presentes para que Deus faça sua morada. A Pausa também os conduziu a fazer memória, sentir e saborear experiências que o Natal proporciona, percebendo que Deus sempre se deixa encontrar.
Em Florianópolis (SC), o Colégio Catarinense oferece retiros e atividades voltadas à espiritualidade inaciana, na Casa de Retiros Vila Fátima. No mês de maio, o grupo de gestores que formam o Conselho Diretor do Colégio Catarinense esteve reunido para a reflexão e partilha de experiências pessoais, como forma de aumentar os vínculos e aprofundar o tempo de qualidade com Deus e as relações colaborativas na missão educacional, e, em setembro, para uma pausa reflexiva sobre a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente. Pais, voluntários e educadores também participaram, em junho, de mais uma edição dos Exercícios Espirituais (EE), orientados pelo Fráter Igor Cristiano, SJ. Partindo da experiência de Santo Inácio, os Exercícios são um método que nos ajuda a lidar com a riqueza do nosso mundo interior, uma forma de meditar, contemplar, examinar a consciência e orar.