Por Dário Schneider, diretor acadêmico do Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), e doutor em Educação*
A pedagogia está no centro da formação de cada futuro profissional da Educação. Mas o que é a pedagogia? Como fundamento, é a ciência e a arte de educar, englobando métodos, práticas e teorias integradas, que visam o desenvolvimento nas dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, comunicativa, corporal e sociopolítica do ser humano. No contexto atual, ela impulsiona transformações significativas, enquanto também aponta para caminhos que ainda estão por desvendar.
O cenário da cultura moderna, que se desenvolveu desde o século 16 até meados do século 20, sinaliza que a área da Educação está buscando manter vivos os valores humanísticos e da excelência acadêmica. Contudo, diante da crescente precariedade social e da crise existencial que abalou esses valores absolutos na mentalidade educacional contemporânea, a Pedagogia encontra-se em uma encruzilhada.
Ao se adaptar às mudanças sociais e tecnológicas, mantém o compromisso com a construção de um conhecimento crítico e reflexivo, promovendo a autonomia e a cidadania dos indivíduos. Há uma convicção teorizada de que é preciso manter viva a tradição, aprofundar o tema da gestão educacional e, permanentemente, buscar a atualização das práticas diante dos desafios do século 21.
Parte dessa inovação hoje vem da cultura colaborativa e do trabalho em rede. Fóruns de diálogo entre gestores, parcerias entre escola e família e processos de formação contínua mantêm a tradição viva enquanto promovem avanços. O desafio é garantir que todos os estudantes tenham o direito a uma educação de qualidade.
Guiada por seus fundamentos pragmáticos, a pedagogia deve alinhar-se cada vez mais à intencionalidade e aos objetivos curriculares, sem perder de vista o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e espiritual. Essa capacidade da reflexão diante das encruzilhadas e alinhamento das práticas às tendências contemporâneas vai efetivando o passo a passo de sua atualização.
No cenário atual, questões como globalização, crise ambiental, mudanças sociais e avanços tecnológicos exigem atenção especial. Preparar os estudantes para serem cidadãos globais, conscientes e responsáveis é um compromisso ético e moral que não pode ser negligenciado.
Ler os sinais dos tempos, lidar com processos complexos de gestão, implementar decisões eficazes e promover a atualização tornam-se objetivos valiosos no tempo presente e perspectivas importantes da pedagogia do futuro.
* Artigo publicado no Jornal Zero Hora do dia 03/02/2025: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2025/02/a-pedagogia-no-contexto-do-seculo-21-encruzilhadas-e-tendencias-cm6pgyhht00a30176cgu9o8jj.html.