Nos dias 04 e 05 de abril, a Unisinos Education promoveu o I Congresso Nacional de Educação Bilíngue, com o tema Educação Bilíngue: Consolidando Práticas e Projetando Futuros. O evento, realizado no campus Porto Alegre (RS) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), reuniu educadores, gestores e pesquisadores de todo o Brasil para discutir e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras e refletir sobre os rumos futuros da educação bilíngue no país. Educadores das unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) participaram no evento como ouvintes e como apresentadores de trabalhos nos simpósios temáticos.
A abertura do Congresso contou com a palestra Educação bilíngue: cenários atuais e possibilidades, ministrada pela professora Antonieta Megale e mediada pela professora Cristiane Schnack. A convidada abordou os desafios e as oportunidades da educação bilíngue, destacando o histórico da educação bilíngue no Brasil e a importância de um currículo integrado e inovador para a formação de cidadãos globais.
Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de participar de simpósios temáticos e de um workshop. Entre os temas abordados, destacaram-se alfabetização bilíngue, práticas pedagógicas inovadoras, educação bilíngue e gestão, educação bilíngue na rede pública, internacionalização do currículo e certificação internacional, entre outros. Construído colaborativamente pelos participantes, o workshop Projetando cenários futuros para a Educação Bilíngue no Brasil, conduzido pelas professoras Dinara Dal Pai, Francini Scipioni Belau e Isa Mara Alves foi um dos pontos marcantes do Congresso, promovendo uma reflexão sobre as tendências na área da educação bilíngue e a projeção dos cenários da educação bilíngue no país em 2035.
O diretor da RJE, professor Fernando Guidini, destacou em sua fala a importância da inovação pedagógica na educação jesuíta: “Entendo que a inovação pedagógica que permeia a educação jesuíta, refletida por meio do currículo integrado bilíngue, tem formado pessoas atentas à realidade em transformação e já apontando para a formação de sujeitos que viverão o século XXII.” O evento também proporcionou momentos de integração e troca de experiências entre os participantes, como o coquetel de acolhimento e o tour na Torre Educacional da Unisinos conduzido pela professora Melissa Lesnovski.
A palestra de consolidação, Educação bilíngue como espaço de fomento à inovação pedagógica: caminhos percorridos e a percorrer, ministrada pela professora Cristiane Schnack, encerrou o Congresso, reforçando a importância da educação bilíngue como um espaço de inovação e transformação. Representando a Fundação Fé e Alegria, Samuru Xerente fez uma participação especial durante o encerramento do evento, falando um pouco sobre sua língua e cultura indígena. Samuru participou, também, do simpósio de educação bilíngue em contexto escolar indígena, intitulado Cultura indígena: desafios e práticas no centro educacional Fé e Alegria Frei Antonio, trabalho produzido em coautoria com Paulo Roberto do Espírito Santo e Mariângela Risério D’Almeida.
O I Congresso Nacional de Educação Bilíngue foi um marco significativo para a Unisinos Education e para todos os envolvidos, consolidando práticas e projetando futuros promissores para a educação bilíngue no Brasil.