Dois estudantes da 1ª série C do Novo Ensino Médio do Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), participaram de uma ação global promovida pela plataforma Educate Magis em alusão ao Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado em 11 de abril. Acompanhados pelo professor de Geografia, Rodrigo dos Passos, Yasmin Soares Firmino e Ricardo Joaquin Gonzalez Prati representaram a escola na atividade on-line Voces Globales por un Futuro Sostenible.
A iniciativa reuniu oito instituições jesuítas espalhadas pelo mundo, sendo o Colégio Catarinense o único representante do Brasil. O encontro virtual, realizado em espanhol, teve como objetivo promover a conscientização e o protagonismo juvenil diante dos desafios ambientais que ameaçam o planeta. A atividade integrou o programa Connected Classrooms, uma série de encontros promovidos ao longo do ano pela comunidade apostólica global Educate Magis. Esses encontros on-line são pensados para conectar estudantes da Rede Global de Escolas Jesuítas (JGNS) em torno de temas fundamentais, como Diálogo Inter-religioso, Direitos Humanos (com foco no direito à educação), e celebrações de datas significativas, como o Dia da Mãe Terra, a memória de Santo Inácio de Loyola e o Natal. A proposta é fomentar a partilha, a reflexão e a construção de uma cidadania global comprometida com valores humanos, espirituais e socioambientais.
Durante o encontro, Yasmin e Ricardo foram convidados a falar sobre os principais problemas ambientais locais e refletir sobre os desafios globais identificados. Os estudantes destacaram os impactos ambientais sentidos em Florianópolis, como a falta de políticas públicas na região, a poluição das águas e o crescimento urbano desordenado, principalmente causado pelo turismo, que sobrecarrega a cidade. A experiência proporcionou o diálogo com estudantes de diversos países, permitindo a troca de perspectivas e a construção conjunta de propostas sustentáveis para o futuro. Mais do que uma aula, o momento foi um exercício de escuta, empatia e compromisso global.
Fonte: Colégio Catarinense