As unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) prestaram homenagens durante essa semana ao Papa Francisco, por ocasião do seu falecimento na última segunda-feira, 21 de abril. Estudantes, educadores e colaboradores se uniram em gestos simbólicos e momentos de oração, celebrando aquele que conduziu a Igreja com ternura, coragem e esperança. Mais do que uma homenagem, as ações refletiram o desejo de seguir construindo uma educação pautada pelos valores do Evangelho, da justiça e da paz — princípios que o Papa Francisco tão bem encarnou em seu pontificado.
O Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), celebrou uma missa com a presença da comunidade educativa. O Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), promoveu um momento especial de oração e reflexão em comunidade. A Pausa Inaciana foi realizada para recordar a vida e o legado transformador do Papa Francisco. O momento reuniu jesuítas, estudantes, familiares, colaboradores e antigos alunos, tanto presencialmente quanto de forma virtual, em um gesto de gratidão pelo testemunho de fé, serviço e amor do pontífice.
O Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado nas localizado do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), realizou uma missa, enquanto que os estudantes que participaram da Semana Santa Jovem, em atividades de imersão espiritual em Capim Grosso e Mar Grande (Ilha de Itaparica), reuniram-se na quarta-feira (24), no Capela Santo Inácio, fizeram orações em sufrágio da alma do Papa Francisco.
O superior da comunidade jesuíta em Juiz de Fora (MG), Pe. Marco Antonio, SJ, celebrou uma missa com os educadores do Colégio dos Jesuítas, e clamou para que não deixemos que se apague o legado de Francisco. “É preciso aprender com Francisco, aprender a ver e sentir compaixão. A compaixão nos move, ela nos faz deixar nosso lugar seguro e tranquilo para nos deslocarmos até o outro, sobretudo até aqueles e aquelas em sofrimento”. Já estudantes, responsáveis e educadores do Colégio reuniram-se em oração no Ginásio Poliesportivo.
O Colégio São Luís, em São Paulo (SP), preparou um espaço para homenagens e momentos de oração com os educadores e as crianças da Educação Infantil.