• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Plataforma Educate Magis completa dez anos

O dia 3 de abril de 2025 marcou o 10º aniversário do lançamento da plataforma Educate Magis – um passo importante na expansão do sonho e dos planos de criar e nutrir uma comunidade global, onde educadores de todas as escolas jesuítas do mundo se conectam e colaboram juntos, para abrir uma nova forma de proceder a serviço da missão da Companhia de Jesus: ‘companheiros de reconciliação e justiça com Deus, humanidade e criação.’ (GC 36 Decreto #1).

A ideia, ou melhor, a inspiração, surgiu durante o primeiro encontro global para a educação jesuíta – o Colóquio Internacional sobre Educação Secundária Jesuíta – em Boston, em 2012. À medida que diretores de escolas de todo o mundo se reuniam para discutir os desafios e oportunidades da educação jesuíta, o potencial de trabalhar juntos tornou-se aparente. Tal como acontece com muitas ideias novas, o que se seguiu foram semanas, meses e anos de planejamento, reflexão e discussão sobre como concretizar essa ideia. 

Éamonn McGuinness, que participou da reunião global, trabalhou em estreita colaboração com o secretário de educação dos jesuítas, Pe. José Mesa, SJ, e seu assistente na época, Dan Carmody, para discernir o melhor caminho a seguir. Depois de receber a aprovação do P. Geral Adolfo Nicolás, SJ, e a contribuição de vários delegados regionais de educação e outros educadores, a Educate Magis foi incorporada como uma instituição de caridade registrada na Província da Irlanda, na Sexta-feira Santa de 2014. Mais tarde naquele mesmo ano, o primeiro membro da equipe, Ciara Beuster, foi contratado e o próximo capítulo começou.

Quando a plataforma foi lançada, em abril de 2015, a equipe havia crescido para três pessoas, e o trabalho para criar e nutrir uma comunidade global estava bem encaminhado. Durante esses dez anos, a Educate Magis viu sua plataforma e equipe principal crescerem e evoluírem. O primeiro Mapa Global Educate Magis foi publicado. A Educate Magis foi o parceiro on-line oficial do primeiro Congresso Internacional de Delegados de Educação – Jesedu-Rio2017. A comunidade global identificou a necessidade de treinamento em educação global e desenvolveu um curso sobre Cidadania Global. Além disso, a primeira Sala de Aula Global Conectada foi lançada como um encontro global para os alunos celebrarem o Natal juntos. Além disso, a comunidade global sediou o primeiro encontro global totalmente virtual para a educação jesuíta, Jesedu-Global2021.

Um marco notável foi quando o Pe. Geral, Arturo Sosa, SJ assumiu oficialmente, sob sua autoridade, a Educate Magis como uma obra da Companhia de Jesus e, portanto, como uma obra da Igreja. Este foi um marco que fez oficialmente da Educate Magis uma obra apostólica da Companhia de Jesus. Desde então, não é apenas a comunidade global, mas a comunidade apostólica global de educadores da Rede Global de Escolas Jesuítas (RGJC).

Confira, abaixo, alguns depoimentos dos fundadores da Educate Magis:

“Lembro que tínhamos contratado uma agência digital externa para desenvolver o site e, perto do final do projeto, eles vieram explicar que estavam sobrecarregados de trabalho e que não conseguiriam concluir o projeto. Conseguimos convencê-los a entregar um subconjunto do site para que pudéssemos colocá-lo em funcionamento, e então rastejamos até a linha de chegada! Após o choque e o alívio, lembro-me de estar animado com a perspectiva de que uma comunidade apostólica global pudesse ser formada em torno desse ponto central. A jornada do Educate Magis, em Boston, em julho de 2012, atingiu um marco importante – o primeiro de muitos desde então e, se Deus quiser, muitos mais virão à medida que amadurecemos o Educate Magis, nossa comunidade apostólica global. Neste 10º aniversário, espero e rezo para que nós, na comunidade apostólica global que agora é Educate Magis, possamos trabalhar para realizar o potencial de nossa maravilhosa rede global de escolas e que possamos aprender, ensinar e colaborar com colegas educadores em todo o mundo, e fazer de nosso jesuíta pai da educação, Santo Inácio, tenha muito orgulho.”
Éamonn McGuinness, membro do Conselho de Administração da Educate Magis

“Quando a Educate Magis foi lançada oficialmente em 2015, foi um momento de profundo consolo e reafirmação de que Deus queria que nossas escolas passassem do ‘esplêndido isolamento’ do passado, como disse o Pe. Arrupe, para a promessa de um Corpo Universal com uma Missão Universal, como as Congregações Gerais nos chamavam a ser. Foi um momento em que percebemos que éramos uma rede verdadeiramente global… Que Deus continue a abençoar a Educate Magis para ajudar a Rede Global de Escolas Jesuítas a realizar plenamente seu potencial apostólico a serviço de uma fé que faz justiça!”
Pe. José Mesa, SJ, secretário de educação da Companhia de Jesus

“Quando a Educate Magis foi lançada, estávamos todos cheios de esperança e muito animados. Em um mundo onde as tecnologias baseadas na Internet estavam sendo cada vez mais usadas e as mídias sociais estavam se enraizando, nos encontramos lendo os sinais dos tempos e levando nossa missão para o ciberespaço. Os sites interativos já existiam e funcionavam bem, mas agora estávamos dando um passo adiante e criando uma plataforma de networking onde educadores de escolas jesuítas podiam conversar em tempo real e em todo o mundo… Meu desejo é que essa rede continue, para que nossos alunos ganhem um verdadeiro senso de serem cidadãos globais que veem o mundo como seu lar e todos como seus irmãos / irmãs. Embora a conectividade continue a separar nossos educadores, espero que esse desafio seja superado.”
Joe Arimoso, reitor do St. Georges College, em Harare, Zimbábue, e coordenador da Associação Jesuíta para a Educação Secundária e Básica na África e Madagascar (Jasbeam)

“O que mais me lembro dos primeiros dias da Educate Magis é a emoção – isso tinha o potencial de se tornar algo muito especial e significativo. E foi um privilégio fazer parte disso, e ainda é. Gostei muito das conversas com Éamonn, José e Dan, seja sobre a cor do logotipo (uma conversa muito longa, acredite ou não!) ou sobre o futuro da educação jesuíta. Adorei aprender mais sobre a educação jesuíta e deliberar sobre como a Educate Magis poderia contribuir para a missão da Companhia… Meu desejo para a comunidade apostólica global da Educate Magis para o futuro é que mantenhamos essa centelha e entusiasmo vivos em nossos corações, enquanto continuamos a caminhar juntos. Quem sabe o que o futuro reserva, mas tenho certeza de que, seja o que for, será mais brilhante se o abraçarmos com mentes e corações abertos.”
Ciara Beuster, diretor associado da Comunidade Apostólica Global da Educate Magis

“O que mais me lembro da Educate Magis é o sonho com o qual começou, um sonho que desde o início teve as intenções mais puras e orientadas para a missão, e um sonho que nunca foi abandonado. Foi preciso muita fé e perseverança para que a Educate Magis se tornasse realidade, um verdadeiro testemunho do que pode ser alcançado quando uma crença coletiva em uma missão global lidera o caminho. Lembro-me das horas e horas que passamos decidindo a forma e a cor do logotipo e quanto tempo levamos para chegar lá. Talvez este possa ser um pequeno exemplo de como os membros da comunidade jesuíta global se unem para colaborar e avançar em nossa missão”.
Dan Carmody, secretário adjunto para a Educação Secundária e Pré-Secundária Jesuíta – Iniciativas Globais (2015 – 2018)  

“O mundo precisa de ‘Mulheres e Homens para os Outros’ agora mais do que nunca…e educadores. Os educadores jesuítas são formadores das pessoas compassivas de que precisamos para um mundo mais amoroso e justo.  Meu desejo para a comunidade apostólica global de Educate Magis é que todos nos apoiemos e valorizemos uns aos outros, enquanto buscamos nossa valiosa missão apostólica.  As recompensas são imensas.”
Dave Smith, diretor de Comunidade Global da Educate Magis

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.Ok