Fortaleza (CE) foi o cenário escolhido para sediar, entre os dias 02 e 04 de julho, o VII Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). Com o tema Educar, cuidar e esperançar, o evento também marcou os 80 anos da instituição e reuniu aproximadamente 2,5 mil participantes, entre educadores, gestores, religiosos, parlamentares e autoridades, em torno de reflexões profundas sobre os rumos da educação católica no Brasil. Ao longo dos dias, o Congresso promoveu uma série de debates sobre os desafios contemporâneos da educação. Além das conferências e mesas-redondas, o Congresso ofereceu uma ampla programação de salas temáticas, que abordaram desde saúde mental, inclusão e evangelização até inovação no ensino superior, marketing educacional, comunicação institucional, legislação e sustentabilidade.
A Rede Jesuíta de Educação (RJE) esteve presente com uma delegação de mais de 50 representantes de suas unidades, fortalecendo o diálogo, o discernimento e a partilha em torno dos desafios e potencialidades da Educação Católica no Brasil. “Tivemos então a oportunidade de partilhar este momento de reflexão sobre o grande projeto educativo da Igreja e como este projeto também é aplicado, é experienciado, é vivenciado em nossa realidade de país. E, como Rede Jesuíta de Educação, em nosso Projeto Educativo Comum, por meio da nossa missão, dos nossos princípios, dos nossos valores, nos fizemos presentes e também nos somamos como educação católica, em vista de uma educação de excelência formando cidadãos conscientes, competentes, compassivos, criativos e comprometidos”, destacou o diretor da RJE, professor Fernando Guidini.
Para o Pe. Isaías da Silva, SJ, diretor-interino e coordenador de Pastoral do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), o Congresso amplia a visão de educação para além da realidade local. “O Congresso Nacional de Educação Católica propõe diversos temas e reflexões muito pertinentes para a educação brasileira e, de modo muito particular, para a educação católica, como o cuidado da Casa Comum, as questões de inclusão, as questões socioambientais e os desafios curriculares para o nosso tempo presente. Conversamos com outras unidades, com outras escolas, não só da Rede Jesuíta de Educação, mas de outras redes católicas do Brasil, aqueles temas que são muito importantes para a nossa educação, reforçando sempre o nosso compromisso com o humanismo cristão, que é a nossa força, o nosso projeto de vida enquanto escola católica.”, ressaltou.
O diretor-geral do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), professor Sérgio Silveira, complementa a importância do evento como espaço de fortalecimento da missão educativa. “Para as nossas escolas, participar deste Congresso foi, de fato, ter alguns insumos importantes de como agregar valores e ações com potencial transformador da nossa educação católica. Este Congresso, de uma maneira geral, traz muito valor para aqueles que participaram, em função da grande quantidade de experiências que vamos poder levar para as nossas unidades educativas”.
Em 2027, a oitava edição do Congresso Nacional de Educação Católica acontecerá na cidade do Rio de Janeiro (RJ).