O Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), terá uma programação especial pela canonização do beato Carlo Acutis. O jovem, conhecido como “padroeiro da internet”, foi aluno no colégio jesuíta Instituto Leone XIII, em Milão, que pertence à rede educacional da Companhia de Jesus. A equipe de Formação Cristã do Vieira programou um tríduo de celebrações entre os dias 04 e 06, sempre às 18h, e uma missa especial no mesmo horário no dia 07, dia da canonização pelo Papa Leão XIV. Por ocasião das celebrações, o santuário do colégio baiano, que já conta com uma imagem do futuro santo, recebeu uma relíquia de 1º grau de Acutis, que poderá ser visitada pelos fiéis no próximo sábado (06), véspera da cerimônia no Vaticano, a partir de 14h30 até o final da missa do tríduo. Em todo o Brasil, há outras relíquias de 1º grau do santo: em São Paulo, Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Arquidiocese de Salvador, relíquia é um fragmento do corpo de um santo, geralmente dos ossos, venerados com grande respeito pelos católicos, “pois os corpos dos santos foram templos do Espírito Santo e eles o utilizaram para realizar boas obras”. Normalmente, as relíquias são classificadas como de primeiro grau (se são parte do corpo), de segundo grau (se objetos de uso pessoal do santo) ou de terceiro grau (quando se trata de um objeto que eventualmente tenha tocado o corpo do santo, um lenço por exemplo).
A relíquia de Carlo Acutis (um fragmento de osso) foi temporariamente cedida ao santuário do Vieira pelo padre italiano, Marco Paglicci, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro da Massaranduba, que fará a celebração da missa do último dia do tríduo, no dia 6. Veja o que diz o padre:
Canonização
O beato Carlo Acutis teve a canonização autorizada, em julho de 2024, pelo então Papa Francisco. O processo só foi autorizado após dois milagres atribuídos ao jovem serem reconhecidos pelo pontífice. O primeiro foi o de um menino campograndense, reconhecido em 2020. O segundo milagre foi a uma jovem da Costa Rica, em 2024. A cerimônia será a primeira de canonização do papado de Leão XIV.
Sobre o novo santo
Carlo Acutis foi um adolescente católico italiano nascido em 03 maio de 1991 no Reino Unido, beatificado pela Igreja Católica. Seus pais trabalharam por um curto período em Londres, sendo originários de Milão, na Itália, para onde voltaram, em setembro de 1991, meses depois do nascimento do filho. Acutis teve a formação secundária no colégio jesuíta Instituto Leone XIII, que também faz parte da Companhia de Jesus, assim como o Colégio Antônio Vieira, em Salvador, na Bahia. O jovem estudante tornou-se conhecido por documentar milagres eucarísticos e as aparições marianas aprovadas ao redor do mundo e catalogá-los em um site que ele mesmo criou. Daí a fama de “Padroeiro da Internet”. Devido ao gosto também por videogames, Acutis foi descrito como o “primeiro santo gamer”. Ele morreu com apenas 15 anos, em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia.
Agenda | Programação do Santuário Nossa Senhora de Fátima – Canonização do Santo Carlo Acutis
04 a 06/09 – Tríduo de Celebrações, às 18h
06/09 – Exposição da Relíquia de 1º Grau (a partir de 14h30 até o final da missa do tríduo)
07/09 – Missa Especial da Canonização, às 18h
Fonte: Colégio Antônio Vieira