O Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), recebeu na última sexta-feira (29) a visita de cerca de 100 estudantes do Ensino Fundamental 2 do Colégio São Luís (CSL), de São Paulo (SP). Eles participaram de uma roda de conversa com os colegas vieirenses que fazem parte do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic) e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (Neims).
Os estudantes do CSL vieram a Salvador como parte das ações do projeto de valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo, desenvolvido pelo colégio paulista. As informações sobre as atividades dos núcleos do Vieira, sobretudo o Neims, contribuíram também para fundamentar as aprendizagens dos estudantes que ainda obtiveram informações sobre o Comitê para Educação Étnico-racial e de Gênero do Vieira.
Logo na chegada, os estudantes foram recepcionados por uma baiana estilizada, que os recebeu com souvenirs: a tradicional “cocada baianinha” e fitas coloridas do Senhor do Bonfim, padroeiro da Bahia. Eles fizeram um tour pelos diversos espaços de aprendizagem do colégio Vieira, tanto na unidade onde estudam as crianças e pré-adolescentes até o 7º ano do EF (Vieirinha), quanto nas instalações destinadas aos jovens do 8º ano EF à 3ª série do Ensino Médio (EM).
Na Sala de Arte Sálua Chequer, eles participaram de um momento de espiritualidade conduzido pela equipe da Formação Cristã. Depois, receberam as boas-vindas oficialmente do diretor-geral, professor Sérgio Silveira, e do diretor acadêmico, professor Anderson Rafael, que destacaram a importância da troca de experiências entre as unidades da RJE, como parte da proposta de formação de excelência nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, além do fortalecimento do compromisso por uma educação antirracista.
Os professores que atuam como articuladores dos núcleos estudantis e as coordenadoras pedagógicas das séries do EF2 do Vieira também participaram do encontro, encerrado com uma apresentação da Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla). O colégio ainda conta com o Núcleo Ambiental (NAV) e o mais novo Núcleo Acadêmico de Finanças e Economia (Nafe), também experiências exitosas dos estudantes.
Fonte: Colégio Antônio Vieira