De 03 a 05 de setembro, os delegados provinciais de educação compartilharam reflexões e definiram os avanços em relação ao Plano Apostólico 2026-2030, que norteará a missão da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi) nos próximos anos. Realizada na sede da Associação de Colégios Jesuítas da América Central (Acosicam), na cidade do Panamá, a Assembleia Geral da Flacsi serviu também para avaliar e concluir a atual Direção Estratégica 2023-2025, analisando as lições aprendidas.
O diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini, explica que o grupo rezou e refletiu bastante sobre o sentido de pertencimento à Federação, sobre a incidência dos projetos educacionais e sobre o planejamento estratégico com ênfase em três grandes eixos: rede de redes, formação integral e cidadania global. “Concluímos a Assembleia ainda mais fortalecidos como educação inaciana. Desde a RJE, reassumimos o compromisso do trabalho educativo em rede, a serviço da missão”, destaca.
Pe. Rafael Garrido, SJ, Presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal), e Pe. José Alberto Mesa, SJ, Secretário Internacional de Educação da Companhia de Jesus, acompanharam o processo de discernimento e incentivaram o trabalho em rede como um caminho fundamental para continuar respondendo aos desafios educacionais da região.
Na Assembleia também se deu a transição na gestão da Flacsi: Pe. Roberto Padilla, SJ, passa a presidência da entidade ao Pe. Rodolfo Abello, SJ, presidente da Associação de Escolas Jesuítas da Colômbia (Acodesi).
Ao encerrar o Plano Estratégico 2023-2025, inicia-se uma nova etapa de renovação na estrutura educacional e missão, quando toda a comunidade Flacsi é convidada a viver este tempo com um compromisso compartilhado, fortalecendo a rede e a visão comum a serviço da missão na América Latina e no Caribe.