Nos dias 16 e 17 de setembro, o Colégio Medianeira, em Curitiba (PR), recebeu o Encontro Presencial de Homólogos de Formação Cristã e Pastoral da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Durante o evento, os coordenadores das unidades da Rede refletiram sobre o papel da Formação Cristã no processo de inovação e construção curricular em curso e validaram o documento Diretrizes para Formação Cristã e Pastoral da RJE, ainda em versão preliminar.
A programação combinou momentos de espiritualidade, reflexão e partilha de experiências. A abertura do encontro contou com as boas-vindas da equipe do Escritório Central da RJE e do Colégio Medianeira, seguida por uma oração. Logo após, Humberto Herrera, filósofo, pedagogo, teólogo e mestre e doutor em Educação ministrou uma palestra sobre a integração entre a área acadêmica e a Formação Cristã/Pastoral no processo de elaboração curricular.
A manhã seguiu com trabalhos em grupo, nos quais os participantes refletiram sobre limites, potencialidades e caminhos para ampliar a participação da Formação Cristã e Pastoral na construção curricular das unidades educativas. À tarde, dois painéis trouxeram exemplos concretos de boas práticas: o primeiro destacou experiências de integração e construção curricular vivenciadas pelos colégios Medianeira, Santo Inácio (RJ) e Antônio Vieira (BA); já o segundo apresentou iniciativas de diálogo e colaboração com outras áreas apostólicas e com a Igreja local, compartilhadas pelos colégios Anchieta (RS), Anchieta (RJ) e São Luís (SP). O dia encerrou com uma vivência de inserção no Medianeira, incluindo integração com estudantes e visita aos espaços da escola, e a celebração da Eucaristia.
O segundo dia começou com a oração da manhã, conduzida pela Escola Santo Afonso Rodriguez (Esar). Em seguida, o Grupo de Trabalho de Formação Cristã e Pastoral apresentou os principais elementos do documento preliminar Diretrizes para Formação Cristã e Pastoral da RJE. A partir desse conteúdo, os coordenadores foram convidados a uma reflexão pessoal sobre os impactos e desafios das diretrizes na realidade das unidades educativas, especialmente em relação aos processos de inovação e construção curricular em andamento. Na parte final da programação, os participantes realizaram um novo momento de trabalho em grupos, registrando consensos e percepções coletivas.

