Na segunda-feira, 06 de outubro, 73 estudantes do Ensino Médio de 14 das 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) embarcaram para Casa da Juventude Joanin Rosseti, em Vila Oliva, Caxias do Sul (RS), para a oitava edição do Encontro de Formação Integral (EFI). Acompanhados de nove ex-alunos monitores e 19 educadores, eles participarão, até o dia 15 de outubro, de momentos de oração, reflexão, partilha e espiritualidade.
O Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), recepcionou as delegações dos colégios Anchieta (RJ), Catarinense (SC), Santo Inácio (RJ), Santo Inácio (CE), Medianeira (PR), Antônio Vieira (BA), São Luís (SP), São Francisco Xavier (SP), Diocesano (PI), Loyola (MG), Jesuítas (MG), da ETE FMC (MG) e da Escola Santo Afonso Rodriguez – Esar (PI). Após um almoço celebrativo, os jovens assistiram à apresentação do Show Musical Anchieta e participaram de uma benção de envio, feita pelo diretor-geral do Colégio, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ; pelo reitor da Igreja da Ressurreição, Pe. Guido Valli, SJ; e pelo Pe. Ponciano Petri, SJ, coordenador do Plano de Candidatos ao Noviciado e que acompanhará os jovens durante o Encontro.
“O Encontro de Formação Integral é uma oportunidade única para nossos estudantes mergulharem na espiritualidade inaciana. Eles são convidados a reconhecer seus dons, fortalecer vínculos e discernir caminhos para construir um projeto de vida comprometido com o bem comum”, afirmou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (Sorep) do Colégio Anchieta e coordenador do EFI, Marcio Longhi.
O EFI é inspirado no curso colombiano Taller Arrupe, uma experiência promovida pela Federação Latinoamericana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi) e motivada na Espiritualidade e Pedagogia Inaciana para o fortalecimento do conhecimento pessoal, da espiritualidade, do trabalho colaborativo, do discernimento, da liderança e do compromisso com quem mais precisa, a partir de atividades teóricas – estágios pastorais e regionais para estudantes de 16 a 18 anos.
Durante nove dias, os estudantes participam de atividades inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio e vivenciam os Exercícios Espirituais adaptados à sua faixa etária. Cada dia da imersão relembra uma etapa significativa do fundador da Companhia de Jesus em regiões, como Loyola, Pamplona e Manresa. Os principais temas trabalhados são autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, e, mais recentemente, desde 2022, o Projeto de Vida. A ideia é que eles compreendam o discernimento inaciano como possibilidade para a construção de um projeto de vida em vista da Cidadania Global.
As duas primeiras edições do Encontro aconteceram na Vila Fátima, em Belo Horizonte (MG), nos anos de 2016 e 2017. Já nos anos de 2018 e 2019, o EFI foi realizado na Casa de Retiros São José, em Mar Grande (BA). Em função da pandemia, o Encontro só voltou a ser oferecido em 2022, e desde então, Vila Oliva tem sido o destino dos estudantes.