A arte e suas potencialidades pedagógicas, bem como terapêuticas, têm sido um dos recursos utilizados pelo Colégio Antônio Vieira, dentre as metodologias aplicadas para a aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental I. Em meio a momentos de tensões, incertezas e inquietudes, vividos mundialmente pela pandemia do novo coronavírus, as atividades artísticas passaram também a ter um papel estratégico, no sentido de minimizar os impactos da quebra de rotina dos alunos menores, diante da necessidade de suspensão de aulas presenciais e isolamento domiciliar.
Na programação do estudo dirigido on-line, os professores de Artes e Música do Vieira disponibilizam videoaulas que podem ser acompanhadas pelos alunos, ajudando-os na descoberta de novos conhecimentos, mas também permitindo que eles possam expressar seus sentimentos e extravasar eventuais angústias de um período de privações. A preocupação com a formação integral é um dos marcos da Rede Jesuíta de Educação (RJE), da qual o Colégio faz parte. O Projeto Educativo Comum (PEC), documento que alicerça a ação pedagógica da RJE, enfatiza a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantir o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.
“A arte nos permite fazer não só provocações e reflexões sobre o mundo, mas também propicia esse lado do entretenimento, da diversão, do relaxamento, que é o que a gente mais está precisando nesse momento, sobretudo, as crianças. Então, ela tem um papel incrível que a faz ainda mais imprescindível agora”, diz a professora Anna Oliveira, que leciona Artes para todas as séries do Ensino Fundamental I no Vieira. Ciente da importância da manutenção do elo afetivo com os alunos, a professora Anna aproveitou a quarentena para lançar um projeto antigo: um canal na internet que destaca a importância das artes na infância. “Ao falar diretamente para as crianças, é resgatada aquela sensação de proximidade e carinho”, explica. Os links desse canal são disponibilizados no Moodle, já que compõe as atividades organizadas especialmente para o período de suspensão das aulas presenciais.
Conexão direta
Nas videoaulas do novo canal, batizado de CriançArte, ela ensina conceitos e desenvolve atividades práticas, numa linguagem lúdica, estabelecendo uma conexão direta com os pequenos. “É um projeto que vamos continuar desenvolvendo, mesmo quando voltarmos à rotina normal, ganhando um caráter complementar e de estímulo constante para a valorização do papel da arte na infância”, revela. O CriançArte está presente no YouTube e no Instagram.
https://www.youtube.com/watch?v=8ImwIPOx34w
Os professores de Música, Letícia e Carmelito Lopes, também estão dando aulas para os alunos por meio de um canal no YouTube e perfil no Instagram, batizados de Família Que Brinca. “Desenvolvemos o projeto por conta da quarentena, justamente por sentirmos a necessidade de tornar esse momento de aprendizado à distância mais proveitoso pedagogicamente e também divertido para os alunos”, explica a professora Letícia.
O canal criado pelos professores de Música do Vieira também visa promover a harmonia em todos os sentidos, com a participação de profissionais de outras áreas, a exemplo do psicólogo Alessandro Marimpietri. Especialista em relações familiares, ele participou de uma live no Instagram em que deu dicas sobre como enfrentar as tensões da quarentena, inclusive por meio da arte.