Novo provincial, Pe. Smyda, deixa mensagem para a RJE.

No dia 25 de março, ocorreu o 5º Fórum das Equipes Diretivas das 17 Unidades da RJE. O Fórum, que acontece anualmente, estava previsto para acontecer em Teresina, mas teve de ser alterado devido a pandemia do Covid-19 e, de forma inédita, reuniu as equipes em uma conferência virtual.

Parte dos colaboradores das equipes diretivas das 17 Unidades da RJE.

O encontro contou com a participação do padre Mieczyslaw Smyda, novo provincial da Província dos Jesuítas do Brasil, em sua fala, animou e inspirou trazendo suas expectativas em relação à Rede Jesuíta de Educação Básica. No começo do discurso, Pe. Smyda relembrou a sua última missão, como Delegado para Saúde, partilhou com os colaboradores os frutos colhidos naquele tempo. Ele relembrou a importância do Apostolado Educativo como obra evangelizadora e formativa da Companhia de Jesus.

“Como Colégios Jesuítas devemos zelar pela qualidade da nossa educação. E qualidade do mundo de hoje não é dar qualquer coisa ou dar tudo, mas dar aquilo que é fundamental para ensinar as pessoas a pensarem, refletirem e a tomarem decisões”.

(Padre Mieczyslaw Smyda)

Ele partilhou um pouco das próprias convicções sobre a Educação Inaciana: “Educar para olhar o ser humano a partir das necessidades humanas e espirituais que o mundo não quer dar. E esta é absoluta novidade no mundo de hoje, também. Cada vez mais se vê gente que busca espiritualidade, busca aquilo que não se vê num mundo secularizado, tecnológico (…)”.

Padre Smyda, nasceu em 1957, na cidade de Piwniczna, Polônia, e veio para o Brasil em 1984.

Confira a entrevista do novo provincial para a publicação “Em Companhia”.

Compartilhe esta informação: