Após uma série de estudos e formações com especialistas de diversas áreas, em julho, foi concluído o Protocolo de Retorno da RJE às atividades presenciais. A partir desse documento, cada Colégio e Escola da Rede irá elaborar o seu próprio protocolo, conforme as particularidades locais. O cuidado com as pessoas é a principal preocupação no retorno. Por isso, os espaços escolares levarão o selo-mensagem “Quando cuido de você, cuido do mundo” que reforça o compromisso em cumprir as medidas indicadas pelos órgãos competentes, e evidencia o modo de proceder inaciano: o qual crê que cuidando do próximo, cuidamos da comunidade. Haverá materiais de sinalização interna, cartilhas e vídeos orientadores.
A Construção do documento
Um grupo de trabalho multidisciplinar, nomeado de GT Retorno às atividades presenciais, reuniu profissionais de diferentes colégios da Rede, incluindo pedagogos, administradores, psicólogos, comunicadores e agentes de formação cristã para elaborar o protocolo de retorno às atividades presenciais da RJE. Este documento foi estruturado considerando não só os ajustes necessários na infraestrutura e operação dos colégios, mas também a formação dos colaboradores da RJE e o cuidado com as pessoas que formam as comunidades educativas, isto é, estudantes, funcionários e famílias.
O protocolo apresenta objetivamente as ações pertinentes para minimizar o impacto da pandemia do COVID-19, através do estabelecimento de medidas e ações preventivas a serem seguidas antes e ações de contingência em caso da suspeita ou confirmação de colaboradores ou alunos contagiados.
Para tanto, são definidas, por áreas, ações de prevenção claras e objetivas, adequadas às fases definidas no Plano de Contingência: severa, moderada e leve. Os regimes observam a faixa etária como, por exemplo, as especificações que a educação infantil exige.
Cuidado com a pessoa
O Ir. Raimundo Barros, SJ, Diretor-Presidente da RJE, partilha: “O cuidado com as pessoas é a nossa principal preocupação no retorno. Estamos prevendo uma série de atividades e procedimentos para acompanhar como cada estudante vai estar após esse período de aulas à distância. Acredito que alguns estarão animados para voltar ao colégio, outros com medo, com dificuldade de se readaptar à rotina e alguns podem estar impactados física e psicologicamente. Para todos esses casos teremos estratégias de acolhimento com programas focados no bem-estar e no fortalecimento da autoestima e da segurança, aliando diferentes serviços da escola”.
Desde março, a RJE já realizou mais de 20 momentos formativos virtuais, para diferentes públicos, promovendo reflexões sobre os desafios atuais para a educação básica em meio a pandemia, além formações sobre metodologias e ferramentas para as aulas virtual e ensino híbrido.
O Ir. Raimundo, SJ, conclui: “Estamos acompanhando as medidas públicas sobre as possíveis datas e condições para a volta ao presencial. Com o protocolo, queremos garantir o melhor cenário para que isso aconteça”.