II Colóquio JESEDU-Global2021: Contribuindo para um Futuro Esperançoso

De 28 de junho a 2 de julho, mais de 420 membros das equipes de gestão dos Colégios da Companhia de Jesus e redes parceiras se reuniram virtualmente no II Colóquio JESEDU-Global. O primeiro colóquio desse tipo foi organizado pela Boston College High School, em 2012, nos Estados Unidos. Este segundo Colóquio foi originalmente planejado para Jogjakarta, Indonésia, em 2021, mas devido à pandemia foi necessário adiá-lo e realizá-lo completamente on-line.

A mudança de uma reunião presencial para uma totalmente virtual foi um desafio em si mesmo. Felizmente, o Padre Tony Moreno, presidente da Conferência Ásia-Pacífico e uma generosa e profissional equipe de jesuítas e leigos das Filipinas e Austrália, liderados pelo Padre Johnny Go, aceitaram o desafio e projetaram uma experiência inaciana de alta qualidade e totalmente virtual que ofereceu aos participantes das seis Conferências e alguns membros da Fundação Fé e Alegria e JRS-Education a chance de discernir juntos como nossos colégios podem contribuir para a construção de um futuro esperançoso, como as Preferências Apostólicas Universais nos pede. O discernimento foi orientado pelos palestrantes que ofereceram suas contribuições em quatro áreas: Educar para a Fé, Educar para a Profundidade, Educar para a Reconciliação e Educar para a Cidadania Global no contexto que nossa proposta educacional abrange.

Nossas escolas estão cientes de que nosso mundo está mudando rapidamente, não só por causa da pandemia, mas porque, como nos disse o Padre Geral Arturo Sosa no primeiro Congresso Internacional dos Delegados de Educação da Companhia de Jesus, JESEDU-Rio2017, trata-se de “… uma mudança de época. Mais do que antes, estamos cientes de ser uma única comunidade humana, de compartilhar o mesmo planeta e de ter um destino comum” (#31 JESEDU-Rio2017). Assim, o colóquio foi uma oportunidade para discutir e imaginar como nossas escolas podem continuar nossa tradição educacional viva que Santo Inácio e os primeiros jesuítas começaram no século XVI. Além disso, o Ano Inaciano forneceu o quadro adequado para este discernimento, com o convite para ver novas coisas em Cristo.

Sabemos que “a renovação é uma tarefa permanente no trabalho educacional. Temos que ir um passo à frente do que sabemos e imaginamos hoje. Nossos modelos educacionais devem preparar os jovens para o futuro” (Arturo Sosa #4 JESEDU-Rio2017).

Este segundo Colóquio é o início de um segundo ciclo de encontros globais que visam viabilizar o desafio da 35ª Congregação Geral: Um corpo universal com uma missão universal. Este segundo ciclo, chamado Caminhando como Uma Rede Global a Serviço da Missão, continua o processo inspirado nos Acordos Finais elaborados durante o Congresso Internacional JESEDU-Rio em 2017e continua o discernimento proposto pelo recente documento Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva no Século XXI (2019).

O Colóquio deu aos participantes a oportunidade de assistir aos vídeos das palestras em seu próprio ritmo, escrever comentários e discuti-los. Além disso, os participantes foram convidados a se reunirem em pequenos círculos de discernimento inspirados na metodologia da conversa espiritual, para partilharem seus movimentos e pensamentos espirituais sobre as quatro áreas. Com os comentários desses círculos, as principais proposições e as reuniões regionais das redes dos colégios, a ICAJE (Comissão Internacional sobre o Apostolado da Educação da Companhia de Jesus) preparará uma declaração final para indicar a direção em que o Espírito está movendo nossas escolas agora.

Para Juliano Oliveira, Assessor de Projetos da RJE, a experiência dos círculos de discernimento foi de riqueza ímpar, pois viabilizou não só o encontro de pessoas de diferentes partes do mundo, como garantiu que os principais desafios para o apostolado educativo fossem trabalhados a partir da nossa espiritualidade, buscando, na escuta atenta do outro, escutar a vontade de Deus em vista das melhores respostas para o atual contexto.

Felizmente, temos o apoio técnico e apostólico oferecido pela Educate Magis, a plataforma online e comunidade de escolas jesuítas e inacianas, com sede em Galway, Irlanda. Educate Magistem desempenhado um papel vital no desenvolvimento do potencial global do nosso apostolado educacional e provou ser uma ferramenta indispensável para se tornar uma rede global com uma missão global.

 

Sabemos que a melhor avaliação do Colóquio será o que nossas escolas se tornarão, e como nossas escolas podem criar um ambiente onde o futuro esperançoso que sonhamos poderá ser realizado. Desta forma, queremos aderir ao apelo do Papa Francisco para um Novo Pacto pela Educação Global, onde o direito a educação de qualidade para todos pode ser uma realidade.

Este artigo foi publicado originalmente em Jesuítas.global

Compartilhe esta informação: