A 5ª edição do Encontro de Formação Integral (EFI) está acontecendo desde o dia 3 de outubro, com encerramento no próximo dia 12, na Vila Oliva, espaço do Colégio Anchieta de Porto Alegre, na serra gaúcha. O evento reúne em torno de 60 estudantes do Ensino Médio da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) e oito monitores ex-alunos, que participaram de edições anteriores. O principal objetivo da proposta é colaborar com as dimensões afetivo-emocional, espiritual-religiosa, ética, comunicativa e sociopolítica dos alunos, por meio de uma experiência profunda com Deus, iluminada pelo modo de proceder inaciano.
Preparado desde 2020, o EFI havia sido adiado anteriormente por conta da pandemia de Covid-19. Os encontros presenciais sucedem as edições anteriores que aconteceram no Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG) e no Colégio Antônio Vieira, na sede de Mar Grande (BA).
As diversas atividades realizadas são inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio. Cada dia da imersão relembra uma etapa significativa da caminhada de Santo Inácio em regiões como Loyola, Pamplona e Manresa (Espanha).
“Conforme os alunos se aprofundam no processo de conversão de Inácio, vivenciam também uma peregrinação interna, em um processo de autoconhecimento com diversas dinâmicas e atividades”, contou Pedro Risaffi, secretário executivo da RJE. Seja por meio de músicas, danças ou outras expressões artísticas, as dinâmicas propostas colocam os estudantes em um contexto de reflexão sobre a própria vida.
Estão representados no evento os colégios Anchieta (RS), Catarinense (SC), Santo Inácio (RJ), Medianeira (PR), Antônio Vieira (BA), São Luís (SP), Santo Inácio (CE), Diocesano (PI), Loyola (MG), Jesuítas (MG), a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (MG) e a Escola Santo Afonso Rodriguez (PI).
[modula id=”1086931″]