Desde a última segunda-feira, 19 de dezembro, o Colégio Catarinense conta com um novo Diretor- geral, o Pe. Eduardo Roberto Severino, SJ, que substitui o Pe. João Claudio Rhoden, SJ, na função. A cerimônia de posse, junto com uma missa celebrativa, foi realizada na Igreja Santa Catarina de Alexandria, em Florianópolis (SC).
Estiveram presentes à cerimônia o Pe. Élcio Toledo, SJ, Sócio do Provincial dos Jesuítas do Brasil, o professor Fernando Guidini, Diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), e Pe. Vitor Galdino Feller, Vigário-geral da Arquidiocese de Florianópolis, além de representantes dos colégios Medianeira (Curitiba/PR), Anchieta (Porto Alegre/RS) e da direção do Catarinense, do Conselho Estadual de Educação, do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Santa Catarina (Sinepe-SC), da Associação Nacional de Educação Católica de Santa Catarina (Anec-SC), da Associação de Pais e Professores do Colégio Catarinense, do Grupo Escoteiro Anchieta e da comunidade educativa em geral.
Natural de Cataguases (MG), Pe. Eduardo iniciou o seu percurso de acompanhamento e discernimento espirituais junto à Companhia de Jesus em 1999, aos 25 anos. Com graduação em Filosofia e Teologia (Faculdade de Filosofia e Teologia – FAJE), e mestrado em Teoria Literária pela PUC/RJ e também em Teologia pelo Centre Sèvres – Faculté Jésuites de Paris, atualmente está em fase de conclusão do seu doutorado em Teologia Pastoral (FAJE), cuja tese será defendida em fevereiro de 2023.
[modula id=”1086954″]
A cerimônia de transmissão de cargo foi precedida de uma homenagem dedicada ao Pe. João Claudio, que assistiu a um vídeo em memória de alguns momentos das suas passagens pelo Catarinense. Natural de Montenegro (RS), Pe. João Claudio administrou o Colégio Catarinense em dois momentos (de 2000 a 2010 e de 2019 a 2022). Em sua fala de despedida do Colégio Catarinense, fez um agradecimento especial aos educadores da escola pelo apoio ao trabalho desenvolvido, às famílias de alunos pela confiança na educação dos filhos, e a Deus.
“Totalizo 17 anos nesta instituição, como aluno, professor e diretor. Foram anos de muito estudo, trabalhos, desafios, incertezas e gratificações”, destacou.
O diretor da Rede Jesuíta de Educação, professor Guidini, ressaltou os mais de 50 anos dedicados à educação pelo Pe. João Claudio e, em nome da RJE, desejou as boas-vindas ao Pe. Eduardo, e salientou a importância das novas atribuições, entre elas, garantir que a identidade inaciana seja traduzida no modo como o Colégio organiza seu planejamento nas diferentes áreas, em diálogo com os jesuítas da obra e com o Núcleo Apostólico.
“A fidelidade criativa é marca daqueles que, em seu modo de proceder, vivenciam o contínuo exercício do discernimento. Nesta caminhada, o senhor não estará só, pois o corpo apostólico, formado por colaboradores, jesuítas e leigos, será seu primeiro interlocutor, somado às famílias dos estudantes”, finalizou.
A Carta de Nomeação do novo Diretor foi lida pelo Pe. Élcio, representante do Provincial, Pe. Smyda. Por fim, Pe. Eduardo lembrou que a Direção geral busca permanentes atualização e renovação, por isso, para cumprir sua missão educativa, precisa da parceria indispensável dos pais e responsáveis de alunos, além dos colaboradores acadêmicos e administrativos.
“Um jesuíta recebe uma missão. Ele não se dá uma missão. Ele a recebe como um dom de Deus na sua vida. O Provincial destina para que sejamos um com os outros na missão da Companhia de Jesus no Brasil”, destacou.
Assista, abaixo, ao vídeo em homenagem ao Pe. João Claudio: