• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Projeto de estudante do Diocesano chega à final da FEBRACE

Gonçalo Ponte Leite, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano, de Teresina (PI), é finalista da 21ª Feira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP. O evento acontece entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo e reúne trabalhos de jovens do Brasil inteiro. O projeto, intitulado Análise da viabilidade e eficiência da filtragem de cor na quantificação do percentual de cobertura arbórea no processamento de imagens de satélite, foi orientado pelo Analista de Desenvolvimento Maker, Victor Eduardo.

O aluno desenvolveu um software de monitoramento ambiental. Gonçalo já praticava programação, com temáticas voltadas ao desenvolvimento de jogos, mas foi a partir do diálogo e da prática dentro do laboratório do Colégio que ele teve o interesse ampliado para outras áreas da programação.

“Com o incentivo do Colégio, acabei tendo interesse em desenvolvimento de sites e outras áreas. A ideia da temática surgiu depois que o Victor me mostrou uma lei que exige um percentual de arborização em condomínios na cidade. Porém, por conta da fiscalização ser manual, ela acaba sendo lenta e pouco eficiente, além de ter resistência interna dos síndicos. Então, pensamos que automatizar a fiscalização seria interessante”, relatou.

A expectativa de Gonçalo vai além de um destaque na FEBRACE. O adolescente deseja que o software desenvolvido chegue às entidades públicas para que possa ser usado concretamente na fiscalização em Teresina. “A gente sempre almeja o melhor, mas são muitos projetos incríveis e eu acho que todo mundo que está como finalista tem um bom motivo para estar ali. Eu prefiro não esperar nada, vamos ver o que vai acontecer. Quero que algum órgão veja o projeto para que possa ser implementado e os condomínios irregulares sejam multados”, finaliza.

Fonte: Colégio Diocesano

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.Ok