• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • Escola Padre Agostinho Castejón (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
    • Escola João Paulo II
  • Notícias
  • Publicações
    • Companhia de Jesus
    • Estudantes
    • Manuais de Comunicação
    • RJE
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Colégio Santo Inácio (RJ) lança “Guia de Boas Práticas para o uso da Inteligência Artificial Generativa”

O Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), deu mais um passo na integração entre inovação e educação ao lançar o Guia de Boas Práticas para o uso da Inteligência Artificial Generativa no CSI, um material desenvolvido pela equipe de Tecnologia Educacional para orientar o uso ético, crítico e responsável dessa tecnologia no ambiente escolar e alinhado   às diretrizes da Rede Jesuíta de Educação (RJE), da Unesco e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Mais do que apresentar ferramentas, o guia estabelece princípios para que a Inteligência Artificial seja utilizada como apoio ao processo de ensino e aprendizagem, sempre preservando a centralidade da ação humana, a autoria, o pensamento crítico e a formação integral dos estudantes. O documento também reúne conceitos essenciais, um glossário sobre IA, orientações práticas para educadores, recomendações sobre privacidade e proteção de dados, além de estratégias para o uso consciente de prompts e referências nacionais e internacionais sobre o tema.   

O lançamento oficial aconteceu durante a Jornada Pedagógica, encontro formativo promovido pela equipe de Tecnologia Educacional que reuniu professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na ocasião, os educadores participaram de momentos de reflexão, estudos de caso voltadas à incorporação da Inteligência Artificial às práticas pedagógicas, sempre em sintonia com a missão educativa inaciana. Acesse aqui o Guia.

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil

Flacsi

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

Serviço de Cuidado e Proteção 

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)

Escola Padre Agostinho Castejón (RJ)

Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Escola João Paulo II (BA)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.